Cinco cursos preparatórios gratuitos e online para quem vai prestar o Enem

Resumos e cursos preparatórios online vão realmente fazer a diferença neste ano de pandemia

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 18 out 2020, 17h45 - Publicado em 17 out 2020, 10h08
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Em julho, o Ministério da Educação definiu que, após meses de pressão feita por estudantes e entidades estudantis, o Enem 2020 acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2021 (nos dias 17 e 24 de janeiro acontece a prova física, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro rola a prova digital). Com as datas do exame cada vez mais próximas, marcadas por um ano bastante turbulento, os resumos e cursos preparatórios nunca fizeram tanta diferença!

Próxima edição do Enem deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2021 Klaus Vedfelt/Getty Images

Pensando nisso, a CAPRICHO separou cinco cursos gratuitos para o Enem que podem te auxiliar nos estudos nessa contagem-regressiva até o Exame Nacional do Ensino Médio:

1. Curso do Me Salva!

Antes de achar que se preparar é sinônimo de passar as 24h dos próximos dias estudando todos os conteúdos do ensino médio, calma! Tão importante quanto estudar, é criar um cronograma para se programar, saber quais matérias precisam de mais atenção e aprender a lidar com toda a ansiedade que aparece antes da prova. Pensando em como ajudar os alunos a se organizarem melhor, o canal Me Salva! criou um curso gratuito com 18 vídeos falando sobre horários de estudo, dicas para aprender a estudar e ter uma alta performance.

2. Curso Enem Gratuito

Com aulas em vídeo, conteúdos escritos e dicas de estudo, a iniciativa ajuda os vestibulandos a se planejarem para a prova mais aguardada do ano de forma 100% gratuita! Entre os três planos disponíveis no site para a preparação, o semiextensivo e o intensivo são boas opções para quem vai começar a estudar agora. Detalhe: os conteúdos do curso foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação e são recomendados pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação para uso em escolas. 

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Já viu o link nos stories? Ele te leva diretamente para o nosso plano de estudos Semiextensivo! O Semiextensivo começa hoje e vai até janeiro para você estudar todo o conteúdo do Enem e chegar muito preparado! A novidade é que tem intensivão das áreas do Enem todos os sábados! Chamem os amigos pra estudar juntos 💛 #planodeensino #aulaonline #cursinho #cursinhopopular #cursinhoprevestibular

A post shared by Curso Enem Gratuito (@cursoenemgratuito) on

3. Enem Solidário

Criado por um grupo de seis estudantes do Rio Grande do Sul, a apostila Enem Solidário tem como objetivo ajudar alunos do ensino público que vão realizar a prova neste ano e está disponível na internet. Em 154 páginas, ela aborda os principais temas que devem ser cobrados no exame e foi revisada por professores. A ideia dos idealizadores do projeto surgiu da preocupação com o aumento de desigualdade causada pela pandemia e o fato de muitos estudantes da rede pública não estarem conseguindo assistir às aulas. “Perceber que alunos de outros estados estão conhecendo o projeto e sendo ajudados com a apostila nos deixa muito gratos e felizes”, disse Laura Eberhardt, uma das criadoras, para a CAPRICHO.

4. FGV Ensino Médio

O portal FGV Ensino Médio Digital é uma plataforma gratuita que possui mais de 11 mil questões dividas por área de conhecimento e tem o apoio de 200 docentes. Todos os simulados têm um relatório de desempenho para que o aluno possa visualizar melhor como está se saindo. Também é possível criar um plano de estudo customizado para se organizar melhor antes da prova.

5. Enem Gratuito do CIEE

Com o objetivo de ajudar os alunos a entrarem na faculdade, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançou o curso Enem Gratuito, disponível na plataforma Saber Virtual. O cursinho oferece simulados, aulas em vídeo separadas por disciplina e planos de aula. O cadastro é fácil e feito em alguns minutos na própria plataforma.

E você, vai prestar o exame? Como está se preparando? Se tiver mais dicas, deixe nos comentários!

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Continua após a publicidade
Publicidade