Brasileira que liderou sequenciamento de DNA da Covid vira boneca Barbie

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus é um dos nomes brasileiros homenageados pela Mattel em mais uma coleção empoderadora

Por Isabella Otto Atualizado em 4 ago 2021, 13h08 - Publicado em 4 ago 2021, 13h03
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

A Mattel acaba de anunciar uma coleção de bonecas Barbie em homenagem a cientistas de destaque de diferentes países e áreas. Um delas é a pesquisadora brasileira Jaqueline Goes de Jesus, de 31 anos, que liderou durante a pandemia de coronavírus o sequenciamento do genoma de uma variante do vírus.

A biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus segurando a Barbie lançada em sua homenagem
A biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus segurando a Barbie lançada em sua homenagem Mattel/Divulgação

Ao lado de Jacqueline, temos outros cinco nomes: o da cientista britânica Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina AstraZeneca, o da psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa, que atua na luta contra o racismo estrutural na área da saúde, o da médica australiana Kirby White, que criou uma bata cirúrgica reutilizável por profissionais que atuam na linha de frente contra a COVID-19, a enfermeira norte-americana Amy O’Sullivan, que cuidou do primeiro paciente diagnosticado com coronavírus nos EUA, no Hospital Wycoff, e o da médica Audrey Cruz, que também atuou na linha de frente no país durante a pandemia.

  •  

    Já faz algum tempo que a Mattel vem apostando em coleções que homenageiam mulheres reais e inspiradoras, assim como na tentativa de trazer mais representatividade e diversidade para a companhia, cujo legado é marcado por uma Barbie padronizada nos padrões europeus de beleza: branca, magra, loira, de olhos claros e cabelo liso.

    Bonecas Barbie lançadas em homenagem a cientistas brasileiras
    Linha completa da Mattel em homenagem a seis mulheres da ciência Mattel/Divulgação

    +: Variante da Índia da COVID-19 é de “preocupação global”, alerta OMS

    A homenagem é mais do que merecida, já que Jaqueline Goes de Jesus sequenciou o genoma da variante do vírus 48h após a confirmação do primeiro caso no Brasil, sendo que a média desse mapeamento é de 15 dias.

    Ainda não há previsão de quando a coleção será lançada nem se chegará ao Brasil.

    Continua após a publicidade
    Publicidade