Blog da Galera: será que machismo também pode ser propagado por mulheres?

Gi Facci, da Galera CH, promove uma reflexão sobre as frases machistas que tantas mulheres ainda reproduzem no dia a dia.

Por Da Redação - 30 ago 2019, 15h23

Oi, gente! Aqui é a Gi Facci. Para mim, faz parte do processo de evolução a aprendizagem de novos valores. Como todos nós estamos em constante evolução, acredito que também é válida a reeducação sobre valores antigos. Por isso, estou aqui para falar de um assunto que muitas pessoas já sofreram e estão constantemente sofrendo: o machismo. Mais especificamente, o machismo praticado por mulheres.

undrey/Getty Images

Muitas vezes, nós acabamos propagando frases machistas sem nem perceber e até sem mesmo querer. Nessa matéria, vou analisar algumas dessas frases ditas por mulheres e tentar te convencer a mudar, caso você ainda reproduza alguma delas.

1. “Eu prefiro amizade masculina porque mulher é tudo falsa”

Essa frase é dita com bastante frequência por algumas de nós e são destinadas às outras mulheres, mas ela é extremamente machista! Temos que nos unir e não nos degradar. Então, abrace seu lado feminista e não propague esse tipo de fala. Combinado?

2. “Você arruma coisa melhor pra ser feliz”

Geralmente, essa frase é usada para aconselhar uma amiga depois de uma experiência ruim no relacionamento, mas, meninas, vou contar um segredo para vocês: nós não dependemos de ninguém para fazer nossa felicidade! Nós podemos e conseguimos ficar sozinhas. E somos felizes assim!

3. “É a mulher que faz o homem”

Meninas, NUNCA deixem que te falem isso. Nós não somos centro de educação ou reabilitação para fazer os homens se tornarem pessoas melhores!

Continua após a publicidade

4. “Tem mulher que dá motivo para apanhar!”

Nunca, nunquinha, jamais deixe que alguém diga isso para você! Nós nunca fomos e nunca vamos ser o motivo de apanhar. Quando alguém pensa em levantar a mão para você ou para qualquer outra mulher é porque já não existe respeito e muito menos amor. Se isso acontece no seu relacionamento, converse com alguém e saia dele! Uma relação assim não é nada saudável.

Ah! Se você já passou ou está passando por essa situação, saiba que a culpa não é e nunca foi sua. Você é incrível!

5. “Estuprada? Também… Olha as roupas que ela usa!”

Vale lembrar que o estupro não é, nunca foi e nunca vai ser culpa da vítima. Além disso, as mini saias, decotes e roupas curtas vieram bem depois do estupro. Por que ao invés de nos ensinarem a nos vestir, não ensinam os homens a não estuprarem?

6. “Que comida gostosa! Já pode casar…”

Gente, que coisa mais medieval! A mulher que cozinha bem pode se sustentar, não agradar nenhum homem. Cozinheiras, não deixem nunca que limitem seus talentos a um casamento, viu?

Giphy/Getty Images

Esses são só alguns exemplos do machismo presente na nossa sociedade. Existem muuuuuuitos mais exemplos! É cada besteira que a gente precisa ouvir… Precisamos nos reeducar! Você concorda comigo? Vou adorar saber sua opinião!

Beijinhos,
@gih_facci

Continua após a publicidade
Publicidade