Blog da Galera: você está fazendo algo positivo agora para mudar o futuro?

Amanda Tobias, da Galera CH, promove uma reflexão sobre como as ações do presente podem controlar os resultados do futuro.

Por Da Redação 26 ago 2019, 15h30

Olá, aqui é a Amanda Tobias! Se você é uma jovem como eu, já deve ter ouvido frases como “vocês são o futuro da nossa nação!” em contraposição a “essa geração Z é a Nem Nem”, ou seja, nem estudam e nem trabalham. Mas fica realmente difícil pensarmos no nosso futuro quando observamos que 4,8 milhões de adolescentes e jovens de 14 a 29 anos de idade, de ambos os sexos, não frequentam a escola, nem cursos de pré-vestibular, técnico de nível médio ou qualificação profissional, segundo IBGE (2017).

Rawpixel/Getty Images

Esses dados nos levam a refletir qual o nosso papel na sociedade e como podemos reverter esse quadro. E um dos caminhos para a solução é a política. Isso mesmo, a temida e notável política. No entanto, não se confunda, pois não falamos de política partidária. Podemos defini-la a partir do filósofo Aristóteles: a função da política é atingir os objetivos que sejam bons para os interesses dos cidadãos e do Estado. Para ele, o centro do estudo sobre política é a coletividade e o bem comum.

Somos seres políticos por natureza, isso significa que temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio, portanto se temos a política incorporada nas nossas vidas, por que não utilizá-la para mudar algo insatisfatório do nosso presente e assim melhorar o futuro?

  • A política também acontece por parte das pessoas que formam a sociedade e que não ocupam cargos políticos. Os cidadãos também podem participar da política quando fazem uma reivindicação ou quando manifestam a sua vontade para os governantes, por exemplo. Então, o que está esperando para começar? Junte-se com seus colegas, professores, familiares, listem os problemas que observam ao redor e iniciem as mudanças.

    A junção dos conhecimentos irá levar a brilhantes projetos e até mesmo (quem sabe?) em políticas públicas concretas. Na minha escola, por exemplo, realizamos discussões com o tema: “Política: indispensável ou superada?”, onde compartilhamos ideias e desenvolvemos projetos de intervenção. 

    Nós, jovens, representamos mais de um terço da população mundial! Se temos esse poder nas mãos, vamos utilizá-lo da melhor forma, reconhecendo nossos direitos e privilégios e tendo empatia pelos outros. Deste modo, identificaremos o que deve ser modificado e atuaremos hoje.

    Para mudar o futuro você precisa agir no presente!

    Beijos,
    @mandinhah7

    Continua após a publicidade
    Publicidade