Blog da Galera: 5 seriados feministas para assistir na Netflix | Capricho

Blog da Galera: 5 seriados feministas para assistir na Netflix

Letícia Lair, da Galera CAPRICHO, dá sugestões de filmes e documentários para você ver nas férias - e em todas as outras épocas do ano.

Por Da Redação 18 dez 2017, 15h16

Oi, gente! Letícia Lair por aqui e hoje vim falar um pouco sobre #girlpower. O ano está acabando e, de acordo com o dicionário americano de Merriam-Webster’s, a palavra de 2017 foi “feminismo”. A editora afirmou que ela esteve no topo das pesquisas neste ano, então decidi falar um pouquinho sobre o movimento.

Trecho do documentário ‘She’s Beautiful When She’s Angry’. Diana Davies/Reprodução

Podemos começar pelo fato de que a maior parte das historiadoras consideram que qualquer movimento que tem como objetivo obter os direitos da mulheres deve ser considerado feminista, mesmo que não se autodenominem como tal. Então, miga, se você é a favor de direitos iguais, você pode se considerar feminista!

E não, você não precisa parar de se depilar ou começar a trabalhar para ser feminista. Você pode ser uma dona de casa feminista. E você também pode ser uma depilada feminista. O principal ponto do movimento, na verdade, é a liberdade de escolha. O movimento defende que esse “papel da mulher na sociedade”, que vem sendo imposto há anos, não deveria existir.

Diversas mulheres, principalmente a partir do século XIX, lutaram para adquirir seus direitos e, infelizmente, muitas acabaram sendo executadas por isso. Aliás, é graças a elas que estou escrevendo aqui, já que antigamente as mulheres não podiam nem mesmo estudar! 

GIPHY/Reprodução

Muitos objetivos foram alcançados, mas ainda existem muitos outros, já que o machismo permanece muito forte na sociedade. Além disso, várias mulheres também são machistas sem perceber como, por exemplo, ao criticar uma garota por se relacionar com vários homens. 

A luta deve continuar para que exista igualdade de salários, menos feminicídios, entre outros. É claro que, para dar força ao movimento, não devemos ficar umas contra as outras, mas sim nos unirmos. Então, eu separei algumas sugestões de séries, filmes e documentários feministas na Netflix para vocês se inspirarem e entenderam mais sobre o movimento.

1. Girlboss
A série é bem curtinha e conta a história real de Sophia Amoruso, dona da loja online Nasty Gal. Ela começa sua marca de roupas do zero e não recebe apoio nem do próprio pai. Mas mesmo assim ela se esforça ao máximo pra conseguir o que quer – mesmo que isso não agradece a todos.

Continua após a publicidade

2. She’s Beautiful When She’s Angry
Esse documentário de 2014 fala sobre o movimento feminista nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70. Se você quer se aprofundar mais no assunto, vale muito a pena assistir! Tenho certeza de que você vai refletir muito sobre o movimento e sobre como nos tornamos lindas quando estamos lutando pelos nossos direitos.

3. Frida
Você, com certeza, já ouviu falar sobre a pintora mexicana Frida Kahlo, certo? Mas que tal conhecer um pouco mais sobre ela, que foi um grande nome no movimento feminista? A interpretação da atriz Salma Hayek é um show à parte, assim como a fotografia do filme.

4. As Sufragistas
O filme de 2015 chega à Netflix em janeiro. Ele narra o o começo da luta do movimento feminista, em que mulheres saíram às ruas em prol de igualdade e do direito de voto. Ainda ficou na dúvida se vale a pena assistir? Temos dois nomes para vocês: Meryl Streep e Helena Bonham Carter. ~Apenas~.

5. Malala
O lindo documentário de Davis Guggenheim também chega à Netflix em janeiro. Sensível, ele mostra a vida da paquistanesa como uma adolescente que quer estudar. Forte, ele narra a vida dessa mesma jovem em busca de igualdade e do direito à frequentar a escola e a faculdade sem ser baleada pelo Talibã.

Espero que gostem das indicações!

Mil beijos,
@leticialair

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade