Astrologia: Descubra quais são os signos mais tímidos do zodíaco

Identificar se alguém é introspectivo ou demonstra sinais de timidez no seu dia a dia é um dos aspectos considerados avançados na Astrologia

Por Tati Lisbon, a Papisa, do PERSONARE Atualizado em 1 abr 2021, 17h22 - Publicado em 3 abr 2021, 10h02

Existem diversos aspectos da vida que conseguimos analisar com a interpretação de um Mapa Astral quando temos algum grau de conhecimento astrológico, e descobrir se alguém é introspectivo ou demonstra sinais de timidez no seu dia a dia, é um desses aspectos. De acordo com o posicionamento de astros no Mapa, conseguimos saber se a pessoa prefere guardar as coisas para si e viver num mundinho mais isolado, ou se tem a extroversão como uma arma para lidar com a vida, tendo facilidade em fazer amigos novos e estar em ambientes sociais.

Mas antes, é importante explicar que a Astrologia não é um estudo que vai determinar nada, pois não se trata de definir o que uma pessoa é ou deixa de ser, mas sim de trazer à tona características e possibilidades que alguém pode ter dentro de si. Isso pode ajudar a elucidar melhor a construção de uma jornada que faça ainda mais sentido para cada um.

Astrologia: Descubra quais são os signos mais tímidos do zodíaco
sarayut Thaneerat/Getty Images

Para fazer esse tipo de análise de características de introversão e possível timidez de um jeito assertivo e sem passar por um viés estereotipado, é necessário entender alguns pontos um pouco mais técnicos da Astrologia.

Quais são os signos mais tímidos do zodíaco

1 – Planetas e signos no Mapa Astral

O Mapa Natal (ou Astral, é a mesma coisa) nada mais é do que uma foto do céu no momento em que nascemos, com a disposição dos astros em relação às casas e signos do zodíaco desenhados num círculo chamado mandala astrológica. Esse círculo fica parecendo uma pizza que pode ser dividida em 2 partes (na horizontal ou na vertical), em 4 partes (na horizontal e na vertical), e em 12 partes (levando em conta cada uma das 12 casas astrológicas).

Ao ter acesso ao Mapa de uma pessoa, a primeira coisa que precisamos olhar para saber se existe propensão a uma maior introversão é em que parte da mandala existe uma maior concentração de planetas. Se for na parte de baixo do mapa, isso pode significar que a pessoa se abre mais em ambientes onde se sinta confortável e, por isso, pode passar uma impressão de timidez em alguns momentos.

Além disso, é bom ver as casas astrológicas do mapa, que são os 12 pedaços da pizza e que representam cada um, uma área diferente da vida. Uma casa muito conhecida é a Casa 1 (que é a Casa do seu Ascendente). Ela fala do nosso eu, do que mostramos e somos.

Continua após a publicidade

No caso da busca por sinais astrológicos de introversão e timidez, também é necessário ver quais signos e astros se encontram na Casa 4, que fala da família e das bases principais; e na Casa 12, que representa o inconsciente, os mistérios e questionamentos da vida e retrata o isolamento.

Se tanto na Casa 4 quanto na Casa 12 existe a presença de astros que não estão em posições confortáveis ou, como chamamos na Astrologia, estão em posição de tensão em relação a outros astros, existe a possibilidade da pessoa não conseguir se comunicar, criar e se expor com tanta facilidade, preferindo manter pensamentos e sentimentos escondidos, e se manter isolada do resto do mundo.

2 – Signos não são parte fundamental

O segundo ponto importante a se entender nesse momento é que, ao contrário do que se imagina, os signos não são a parte principal da Astrologia e da análise do Mapa de quem quer que seja. O signo é só um pedaço de um todo que faz parte da interpretação total e, por isso, não é bom sempre levar em conta apenas o Signo Solar, Ascendente e a Lua.

Sabendo disso, é importante observar onde estão Mercúrio e Vênus no Mapa Natal. Se estiverem em posições complicadas, com alguma tensão acontecendo, ou em signos que são menos comunicativos ou muito racionais, isso pode significar que a pessoa do Mapa prefere lidar sozinha com seus próprios sentimentos sem conseguir se abrir tanto para o mundo externo.

  • 3 – Quantos planetas retrógrados no Mapa

    O terceiro e último ponto a ser analisado com esse objetivo de identificar timidez e introspecção no Mapa Natal é a quantidade de planetas retrógrados e os signos que os influenciam. Isso porque a retrogradação é sinônimo de interiorização de pensamentos e atitudes.

    É como se um espelho fosse posto no meio do caminho fazendo com que se ande mais devagar e sempre fazendo auto análises, algo que torna a pessoa mais resguardada e menos expansiva, pois precisam pensar e repensar antes de fazer ou falar algo.

    E agora?

    Olhando atentamente para esses três aspectos do Mapa Natal, você será capaz de identificar se uma pessoa tem ou não traços de introspecção e se, por isso, podem acabar demonstrando certa timidez em alguns momentos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade