Aos 17 anos, menina se prepara para ser a primeira pessoa a pisar em Marte
Coragem é o que não falta para Alyssa Carson, que já está em treinamento para se tornar, em breve, uma grande astronauta!
Nos anos 60, um seriado chamado Jeannie é um Gênio despertou em muita gente a vontade de ser astronauta. Tudo culpa do Major Anthony Nelson, piloto da Força Aérea Americana e astronauta da NASA. Na teoria, parece tudo muito incrível: ver o espaço sideral, desbravar lugares nunca antes visitados. Mas, na prática, é uma profissão para poucos. Ou poucas. Aos 17 anos, a estudante Alyssa Carson já está se preparando para, no futuro, se tornar a primeira pessoa a pisar em Marte.
A vontade de se tornar astronauta também surgiu com uma série, mas uma de animação: Os Backyardigans. Em um episódio específico, os personagens vão para Marte e a americana percebeu que isso deveria ser muito legal. “Eu tinha um mapa gigante de Marte no meu quarto. Comecei a pegar telescópios para olhar o espaço”, contou em entrevista à Teen Vogue.
A moradora de Lousiana, nos Estados Unidos, está terminando o colegial e sabe falar inglês, espanhol, francês e chinês. Ufa! Ela é a pessoa mais nova a ser aceita no programa Advanced PoSSUM Academy, curso para quem quer se torar astronauta.
Treinada pela NASA para a missão até Marte, que está prevista para acontecer em 2033, Alyssa sabe que pode enfrentar muitos desafios até lá e ter muitos contratempos durante a viagem, que deve durar três anos. A determinação e a coragem da americana, contudo, chamam a atenção até mesmo dos veteranos.
Ter muitos anos de preparação pode ser reconfortante profissionalmente falando, mas a jovem terá que renunciar a relacionamentos sérios até voltar da viagem. “A ideia de formar uma família é algo que a NASA só considera para mim depois que eu voltar de Marte”, explicou à Teen Vogue. Se a missão for um sucesso, Alyssa terá 36 anos quando retornar à Terra. Medo? Ele é importante para a nossa segurança e para que fiquemos sempre atentos, mas a futura astronauta garante que esse é o sentimento que menos a incomoda.
Ao infinito e além, Alyssa!