Continua após publicidade

A trend ‘POV: homem’ expõe o quanto um cara pode ser sem noção e machista

Mentiras, traições e manipulações são atitudes comuns nas conversas expostas por mulheres héteros

Por Mavi Faria 11 fev 2024, 10h00

Relacionamentos foram a pauta da semana nas redes com a trend ‘POV: homem’, em que mulheres compartilham prints de conversas com rapazes. De início pode parecer até piada, mas,  com uma leitura mais atenciosa, percebe-se que os absurdos retratados são comportamentos comuns dos ‘boys lixos’ – como são descritos os caras que são machistas e problemáticos.

Junto com manipulação, mentira e egocentrismo, a infidelidade é um tópico constante nas conversas expostas pelas meninas. Incrédulas, elas contam das vezes que terminaram com um cara após descobrir uma traição e tiveram que escutar justificativas como “mas eu não parava de pensar em você enquanto estava com ela” ou “eu te traí para ter certeza do que sentia para você”. Parece brincadeira, mas é a realidade de muitas mulheres que se relacionam com homens assim, viu

Mas por que esse tipo de comportamento é tão normalizado e permitido?

No fundo, a resposta é bem simples. Uma sociedade patriarcal que privilegia e acredita no homem e em seu ‘grande’ potencial a qualquer custo o faz se sentir impune de tudo. Impune de trair, de mentir, de manipular e de te descredibilizar. Mesmo com todos os avanços ao longo do tempo, mudar esse tipo de pensamento é difícil, em todas as pessoas, não só neles — somos tão acostumados a normalizar essas posturas que nem questionamos.

O ‘POV homem’, contudo, é também um sopro de esperança. Junto com o humor, há a incredulidade de “não acredito que me deixei levar por uma situação assim”. Também mostrou para várias mulheres como atitudes como estas existe (e sempre podem piorar) e, por isso, é tão importante trabalhar o seu amor próprio para não aceitar comportamentos que te façam mal de qualquer forma.

A trend ainda serviu como um alerta do que o ‘POV homem’ ideal deveria ser, com casais postando o comportamento saudável e amoroso do parceiro.

Continua após a publicidade

Confira alguns dos relatos das usuárias!

Continua após a publicidade

Publicidade