6 sinais de que você construiu uma amizade verdadeira com alguém

Há pontos básicos para que uma relação de amizade seja forte e verdadeira. Com exemplos da ficção, te mostramos quais são eles

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 16h11 - Publicado em 17 fev 2024, 10h55

A amizade é sentida logo de cara quando aquele conhecido começa a ganhar um espaço e consideração maior em nossas vidas. Mas e a diferença entre amizade verdadeira de uma amizade comum, você percebe? Entre conhecidos e amigos é mais fácil, mas notar a intensidade da relação pode ser uma tarefa um pouco mais difícil porque nem sempre ela é proporcional ao tempo de relação.

Nas séries, filmes e livros, o que não faltam são exemplos de amizades verdadeiras que, independente do tempo, circunstância ou problema, permanecem unidas e nos dão uma aula do que é ser um amigo verdadeiro. Se você tem dificuldade de entender qual amigo é verdadeiro e qual é conhecido, confira estes seis sinais de que sua amizade é verdadeira, com exemplos da ficção!

Você pode desabafar sem ser julgada

Se a amizade verdadeira, o outro é a pessoa que você mais confia no mundo para contar tudo, sem medo de julgamentos ou de críticas, assim como é a amizade entre Lila e Lenu, protagonistas do livro e da série ‘A Amiga Genial’. Na trama, as duas se tornam amigas ainda na infância e, até a vida adulta, passam por situações de todos os tipos, de drama à alegria e, em todos os momento, enxergam uma a outra como confidentes, aquela pessoa que você deposita seus pensamentos mais obscuros e as verdades mais profundas de seu ser, sem nunca julgar ou discriminar a amiga.

Quando vocês se encontram parece que nada mudou

O tempo, entre amizades verdadeiras, passa de um jeito diferente. Mesmo com a separação física por tempo indeterminado, quando você reencontra aquela amizade verdadeira… É como se nenhum tempo tivesse passado. Hoje, com as redes sociais e os aplicativos de mensagem, ficou mais fácil manter o contato com aquele amigo querido, mas, mesmo assim, o reencontro físico continua sendo mais intenso e rever essa amizade é como voltar no tempo.

Entre Rory e Lane, de ‘Gilmore Girls’, é exatamente assim. Também amigas desde a infância, as duas ficaram períodos separadas na adolescência e principalmente na vida adulta, mas independente da idade e do momento que se reencontrassem, sentiam a mesma conexão, amor, empatia e carinho pela outra que sentiam quando eram crianças.

Você pode ser quem você é

Você aceita e acolhe o seu amigo, da forma que ele for, em uma amizade verdadeira, sem discriminação, julgamento ou tentando mudar sua aparência ou jeito, como acontece com Otis e Eric em ‘Sex Education’. Com personalidades e gostos muito distintos, os dois aprenderam a abraçar os pontos que os divergem e apreciar esse outro lado do amigo.

Otis precisou acolher o lado mais festeiro, extravagante e glamouroso de Eric, enquanto o amigo precisou entender que Otis não conseguiria acompanhá-lo em todos os rolês que ele gostaria porque não combina com sua personalidade. Pode ser um processo difícil, mas fazer o seu amigo se sentir confortável com quem ele é um passo muito importante em ter uma amizade verdadeira.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Sex Education Netflix (@sexeducation)

Quando preciso, ela(e) aponta seus erros e te ajuda a melhorar

Quem acredita que amigo de verdade é aquele que concorda com tudo que falamos ou fazemos está completamente enganado. Em uma amizade verdadeira, há acolhimento, compreensão na mesma proporção que há reflexão. É papel do amigo mostrar que talvez o outro não esteja olhando por todos os lados ou pensando/agindo de forma correta.

Para mostrar que o outro errou é preciso de muito carinho, paciência e compreensão para não recriminar, e sim ajudar a perceber o erro, como aconteceu em algumas situações entre a Anne e a Diana, de ‘Anne With an E’, série da Netflix inspirada nos livros de mesmo nome. Com temperamentos distintos, as duas precisaram ser maduras e firmes ao guiar a outra em decisões mais sábias, sem nunca menosprezá-las ou faltar com carinho.

Vocês estão juntos nos momentos bons e ruins também

Na mesma linha, um amigo de verdade não julga, critica ou recrimina suas ações, por mais que elas possam trazer problemas a vocês no futuro, assim como Frodo e Sam, de ‘O Senhor dos Anéis’, fazem um com o outro. No percurso para destruir o anel, ambos tomam decisões que quase o levam a morte, mas, nem por isso, eles deixam o amor, o carinho e a cumplicidade que sentem pelo outro de lado e tentam resolver a situação juntos, como um grupo.

Continua após a publicidade

A outra pessoa fica feliz com as suas conquistas

Em uma amizade verdadeira, seu amigo vai torcer pela sua felicidade como se fosse a dele, porque se você estiver feliz, ele também vai estar. Ele será aquela pessoa que sempre estará torcendo pelas pequenas e grandes conquistas e nunca vai te deixar na mão, assim como é a relação de Groover, Percy e de Annabeth em ‘Percy Jackson e os Olimpianos’.

Em uma missão para os Deuses ou tomando coragem para enfrentar a rotina, os três estão sempre encorajando um ao outro para seguirem em frente e darem o seu melhor, prontos para ajudar e para torcer.

View this post on Instagram

A post shared by BunkerNove (@bunkernove)

Já manda o texto para o seu melhor amigo ou melhor amiga <3

 

    *As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

     

    Publicidade