Youtuber usa filme plástico e vaselina para remover cravos. Será?

A CH consultou dermatologistas para saber se o método é realmente indicado

Por Beatriz Arruda Atualizado em 7 Maio 2018, 15h39 - Publicado em 31 mar 2018, 10h54

Vez ou outra, surgem na web ideias de tratamento de pele não tão comuns – e elas sempre atraem a atenção de muitas pessoas. Quem lembra da garota que disse que amenizou sua acne usando somente chá verde e mel? O último desses truques que se tornou viral foi o vídeo da youtuber coreana Fei Yang, que compartilhou um método para a retirada de cravos que envolve vaselina e filme plástico!

pele-extração-de-cravos
Youtuber usa vaselina e filme plástico para retirar cravos Youtube/Reprodução

Na gravação, a influencer aplica uma camada de vaselina no nariz e nas bochechas – regiões em que possui mais cravos – e, depois, coloca algumas camadas de filme plástico sobre a área. Então, ela passa a noite com os produtos no rosto. Na manhã seguinte, remove o filme e passa a extrair os cravos com a ajuda de um cotonete. Ela afirma que o truque faz com que “os cravos ‘derretam’  instantaneamente”.

Fei Yang diz saber que existe um debate em torno da eficácia da vaselina no rosto, mas garante que, para ela, funciona. Isso não quer dizer que todas as pessoas terão os mesmos resultados, ok? Cada pele reage de uma maneira diferente. “Por favor, tenha isso em mente, pois alguns de vocês podem ser um pouco mais sensíveis”, completou.

O que a youtuber fez foi hidratar bastante a pele. A vaselina possui esse efeito emoliente (tanto que é bastante usada em áreas mais secas do corpo, como pés e cotovelos). A aplicação, intensificada pela obstrução feita com filme plástico, deixou os cravos mais úmidos e hidratados. E, portanto, mais fáceis de serem removidos.

pele-extração-de-cravos-2
O antes e depois da pele da youtuber Fei Yang Youtube/Reprodução

A vaselina, entretanto, não é indicada para peles oleosas – alô, alô, brasileiras! A fórmula do produto tem óleos, o que pode obstruir os poros e causar o aparecimento de mais cravos (e até mesmo de espinhas).

  • Além disso, retirar os cravos em casa não é um hábito recomendado pelos especialistas, já que você pode piorar o problema, estimular o aparecimento de espinhas e ainda correr o risco de ganhar uma marca no rosto. Profissionais como dermatologistas e esteticistas possuem os produtos adequados para preparar a pele e têm conhecimento dos métodos certos para a remoção dos pontinhos pretos. 

    Por isso, antes de seguir qualquer truque da internet, é preciso consultar um dermatologista, tá? É ele que vai te dizer qual é o seu tipo de pele e que tratamentos são indicados para ela.

    Quem deu as informações: as dermatologistas Betina Stefanello, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Larissa Viana.

    Continua após a publicidade
    Publicidade