Seis verdades e mentiras sobre o chocolate
Chocolate branco não é chocolate? Chocolate dá espinhas? Ele faz mal à saúde?
É muito louco como, num determinado momento, alguma comida é eleita a queridinha da vez e, em questão de pouquíssimo tempo, ela de repente se transforma na maior vilã alimentícia de todos os tempos. Já rolou isso com o ovo, o leite, o chocolate…
E por falar em chocolate, será que o doce é bom ou ruim? Ou será que tudo é uma questão de equilíbrio, como tudo na vida? Possivelmente. Mas, para ajudar a desmistificar algumas questões, confira nossa lista a seguir de verdades e mentiras sobre um dos alimentos mais consumidos no Brasil!
1. Chocolate branco não é chocolate
Verdade. Pelo menos, para os especialistas. É que o chocolate branco não leva cacau na fórmula. Ele é feito só com leite, manteiga de cacau e açúcar.
2. Chocolate amargo engorda menos
Mentira. Quando o assunto são calorias, as diversas modalidades de chocolate ficam no empate técnico. Pode ficar à vontade para escolher o que você gosta mais!
3. Chocolate faz bem à saúde
Depende. Os chocolates escuros têm uma boa concentração de flavonóides, substâncias antioxidantes que protegem os tecidos contra o envelhecimento. Ao mesmo tempo, chocolate tem gordura – o que, em excesso, não é bom para a saúde. Uma barrinha pequena por dia é a pedida!
4. Chocolate diet não engorda
Mentira. Chocolate diet não foi feito pra quem está de dieta e sim para quem é diabético. Essa versão não tem açúcar, mas, para ficar macio e saboroso, tem muito mais gordura que os outros. No fim das contas, eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias.
5. Chocolate dá espinhas
Mentira. Por mais estranho que pareça, os dermatologistas afirmam que até hoje nenhum estudo científico sério conseguiu provar a relação entre chocolate e acne. Mas, se você percebe que a sua pele piora com a ingestão de alimentos gordurosos, é melhor maneirar.
6. Chocolate traz felicidade
Verdade. O chocolate estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela liberação de hormônios que dão sensação de bem estar. O açúcar traz ainda uma dose extra de energia. Ou seja, uma ótima desculpa para se jogar na caixa de bombom naquele dia mais deprê!