Seis verdades e mentiras sobre o chocolate

Chocolate branco não é chocolate? Chocolate dá espinhas? Ele faz mal à saúde?

Por Da Redação Atualizado em 7 jul 2022, 12h49 - Publicado em 7 jul 2022, 13h44
Um tablete de chocolate ao leite posicionado sobre uma mesa rosa
the_burtons/Reprodução

É muito louco como, num determinado momento, alguma comida é eleita a queridinha da vez e, em questão de pouquíssimo tempo, ela de repente se transforma na maior vilã alimentícia de todos os tempos. Já rolou isso com o ovo, o leite, o chocolate…

E por falar em chocolate, será que o doce é bom ou ruim? Ou será que tudo é uma questão de equilíbrio, como tudo na vida? Possivelmente. Mas, para ajudar a desmistificar algumas questões, confira nossa lista a seguir de verdades e mentiras sobre um dos alimentos mais consumidos no Brasil!

1. Chocolate branco não é chocolate

Verdade. Pelo menos, para os especialistas. É que o chocolate branco não leva cacau na fórmula. Ele é feito só com leite, manteiga de cacau e açúcar.

2. Chocolate amargo engorda menos

Mentira. Quando o assunto são calorias, as diversas modalidades de chocolate ficam no empate técnico. Pode ficar à vontade para escolher o que você gosta mais!

Continua após a publicidade

3. Chocolate faz bem à saúde

Depende. Os chocolates escuros têm uma boa concentração de flavonóides, substâncias antioxidantes que protegem os tecidos contra o envelhecimento. Ao mesmo tempo, chocolate tem gordura – o que, em excesso, não é bom para a saúde. Uma barrinha pequena por dia é a pedida!

4. Chocolate diet não engorda

Mentira. Chocolate diet não foi feito pra quem está de dieta e sim para quem é diabético. Essa versão não tem açúcar, mas, para ficar macio e saboroso, tem muito mais gordura que os outros. No fim das contas, eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias.

5. Chocolate dá espinhas

Mentira. Por mais estranho que pareça, os dermatologistas afirmam que até hoje nenhum estudo científico sério conseguiu provar a relação entre chocolate e acne. Mas, se você percebe que a sua pele piora com a ingestão de alimentos gordurosos, é melhor maneirar.

6. Chocolate traz felicidade

Verdade. O chocolate estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela liberação de hormônios que dão sensação de bem estar. O açúcar traz ainda uma dose extra de energia. Ou seja, uma ótima desculpa para se jogar na caixa de bombom naquele dia mais deprê!

+ Quer entender o que está acontecendo no Brasil neste ano de eleição? Vem com a gente no CH na Eleição.

Continua após a publicidade

Publicidade