Tratamento de queratina para o cabelo: os benefícios e como fazer

O uso da proteína viralizou no TikTok, mas é preciso tomar cuidado e entender as necessidades dos seus fios

Por Sofia Duarte 28 jan 2022, 15h46

Você já ouviu falar em tratamento de queratina para o cabelo? Uma das trends de beleza que viralizou no TikTok nos últimos tempos é o uso da recarga de queratina nos fios, com os usuários do aplicativo mostrando o passo a passo e o antes e depois do procedimento. Apesar de trazer benefícios ao cabelo, é preciso ter bastante cuidado com o excesso da proteína para que ela não danifique mais o cabelo.

Quer entender melhor a função da queratina nos fios? Conversamos com a tricologista Dra. Fernanda Cortez para te explicar tudo!

O que é queratina e como ela atua no cabelo?

A Dra. Fernanda Cortez conta que a queratina é uma proteína constituída por cerca de vinte aminoácidos, sendo a cisteína o principal, e representa 90% da formação do folículo piloso. “Ela serve para recuperar os fios, ajudar no processo de descoloração, reparar danos do excesso de calor de chapinha, secador e babyliss. Também contribui no controle do volume e do frizz e traz brilho aos fios, tornando-os mais saudáveis”, afirma.

Cena do filme
Cena do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” GIF/Reprodução

Quais são os perigos do uso inadequado da queratina?

A indicação de um profissional qualificado e a escolha da dose certa são fundamentais nesse tratamento.

“Algumas vezes, precisamos repor queratina, porque, com os danos químicos, vamos perdendo e quebrando o cabelo. Mas, temos que ter muito cuidado com o uso e com a indicação dela. Por isso, divulgar um produto nas redes sociais é complicado, porque você não sabe se aquela pessoa [que está vendo] vai ter necessidade de usar”, comenta a Dra. Fernanda. “Quando a fibra do cabelo está muito danificada e elástica, você pode piorar ainda mais esse dano.”

Continua após a publicidade

“Se o cabelo tem mais queratina do que precisa, ele fica rígido e quebradiço. Se o cabelo está danificado e você passa queratina, vai enrijecê-lo ainda mais, porque toda a estrutura do cabelo se fecha. É como se você blindasse os fios e, assim, não entram nutrientes ali”, completa a tricologista.

Como usar a queratina?

A queratina tem duas principais vias. A hidrolisada é mais comum nos cosméticos, mas, caso você tenha o cabelo muito danificado, provavelmente não vai adiantar, conforme orienta a tricologista. E existe a queratina líquida também, que a Dra. Fernanda indica incorporá-la na máscara de hidratação para potencializar o efeito. “Você deixa agir de 5 a 10 minutos e depois enxágua. O ideal é fazer o tratamento de queratina uma vez por mês e lembrar que não pode aplicá-la no couro cabeludo.”

Ariel penteando cabelo com garfo
Ariel GIF/Reprodução

Para a Dra. Fernanda, quando o cabelo está muito quebradiço, deve-se partir para a reconstrução dele. “O ideal sempre é fazer uma avaliação médica para entender exatamente o que o cabelo precisa. Existe um exame em que vemos tanto o couro cabeludo quanto a haste do fio e fazemos essa análise. Aí, é possível montar um cronograma capilar de acordo com a necessidade do fio.”

Quem deu as informações: Dra. Fernanda Cortez, nutróloga o ortomolecular pós-graduada em tricologia

Continua após a publicidade

Publicidade