Modelo sofre gordofobia após humorista usar foto sua pra “chamar atenção”

Bia Gremion foi alvo de comentários maldosos após o comediante Léo Lins usar sua imagem para vender ingressos de show

Por Izabel Gimenez - Atualizado em 2 ago 2020, 18h47 - Publicado em 31 jul 2020, 12h09

Na noite de terça-feira (28/07), o humorista Léo Lins, que trabalha no programa The Noite, do SBT, usou a foto da modelo Bia Gremion ao lado de seu namorado, Lorenzo Magnaboschi, para “chamar atenção” para a venda de ingressos do seu show de comédia. A publicação foi alvo de uma série de comentários gordofóbicos, mas parece que o artista não se importou com isso.

View this post on Instagram

Tudo bem ser maior que o seu parceiro! Nós pessoas gordas precisamos sempre diminuir, emagrecer, disfarçar nosso tamanho e características gordas pra caber em sociedade, e nos relacionamentos não é diferente. Não existe número na fita métrica em que diz namorável e inamoravel. Tudo e todo merece amor e ser amado, e tem muita coisa machista, heteronormativa nisso de esperar que a mulher seja menor, pequena, frágil e extremamente magra. “Uma cultura fixada na magreza feminina não tem uma obsessão pela beleza, mas uma obsessão pela obediência feminina.” Naomi Wolf ib: @fatbabe4ever

A post shared by Bia Gremion (@biagremion) on

Em entrevista ao jornalista Léo Dias, do Metrópole, o comediante disse que estava tranquilo com o ocorrido, e ainda fez um novo post nas suas redes sociais reforçando a intenção gordofóbica da primeira publicação. “Muitas pessoas gordas estão enviando mensagens para os locais onde vou me apresentar. Eu sinceramente também não sei como proceder. O show vai ser num drive in e a dúvida é: uma pessoa com 300 kg conta como veículo e pode ir sem o carro? Estamos trabalhando junto ao local do show para resolver este dilema”, escreveu. Que absurdo!

Continua após a publicidade

Em contrapartida à atitude do humorista e de seus seguidores, muitas influenciadoras e apoiadoras do movimento corpo livre se juntaram para defender Bia. A modelo também se posicionou dizendo que iria abrir um processo contra o comediante: “Corpo gordo não é piada! Até quando o corpo vai ser tratado como piada? Corpo gordo não é público pra você fazer o que bem entende sobre ele. Gordo existe e resiste. E se preparem pra ver cada vez mais pessoas gordas em relacionamentos, mostrando seu corpo, tendo orgulho da suas características.”

View this post on Instagram

Até quando corpo vai ser tratado como piada? Corpo gordo não é público pra você fazer o que bem entende sobre ele. Gordo existe e resiste. E se preparem pra ver cada vez mais pessoas gordas em relacionamentos, mostrando seu corpo, tendo orgulho da suas características. #corpolivre #gordofobianãoépiada

A post shared by Bia Gremion (@biagremion) on

Os comentários na publicação de Leo Lins comprovam a gordofobia que ainda é tão presente em nossa sociedade. É necessário, cada vez mais, entendermos nossa responsabilidade dentro da internet, já que os xingamentos ofensivos podem machucar alguém e até funcionar como um gatilho (algo que dispara uma lembrança ou sentimento ruim e que pode até gerar problemas psicológicos). Além de não consumir e divulgar esse tipo de conteúdo, é importante também lutar contra o preconceito para que esse padrão tóxico deixe de existir.

Gordofobia não é piada!

Continua após a publicidade
Publicidade