Leite de coco hidrata o cabelo? Saiba os benefícios e as contraindicações!

A CAPRICHO conversou com especialistas para entender como esse produto pode ajudar na saúde dos seus fios

Por Djenifer Dias Atualizado em 9 ago 2021, 15h32 - Publicado em 31 jul 2021, 10h00
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Você sabia que usar leite de coco pode ser uma alternativa natural e ótima para os seus fios? As propriedades presentes na bebida ajudam a deixar o cabelo mais hidratado e proporcionam vários outros benefícios. A CAPRICHO conversou com especialistas para entender tudo sobre o assunto – desde os métodos de aplicação até as contraindicações da técnica caseira. Confira!

O leite de coco é bom para o cabelo?

O leite de coco possui gorduras que auxiliam na nutrição e umectação dos fios. A fim de garantir resultados ainda melhores, o ideal é seguir um cronograma capilar, que é uma sequência de tratamentos e cuidados que oferecem hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa desse processo traz uma solução específica para os cabelos danificados.

Cena do filme
Cena do filme “As Patricinhas de Beverly Hills” GIF/Reprodução

Neste cronograma, planejamos três etapas (hidratação, nutrição e restauração), e o leite de coco seria usado na segunda. Uma nutrição correta protege contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Ela é muito importante para pessoas que têm química nos cabelos. 

Qual seria o melhor jeito de usá-lo?

Ele pode ser usado em máscaras capilares, dependendo da necessidade do seu cabelo, uma vez por semana. E, ainda, você pode prepará-lo para borrifar nos fios após a lavagem.

Texto com o passo a passo para usar o leite de coco no cabelo.
Leite de coco no cabelo: Saiba os benefícios e as contraindicações CAPRICHO/CAPRICHO

Existem contraindicações para o seu uso? Funciona em todos os tipos de cabelo?

Não existem contraindicações por ser um produto extremamente natural, porém, já que contém muito lipídio e óleos, pode ser que, em cabelos oleosos, ele deixe um aspecto pesado. Se esse for o seu caso, aplique apenas nas pontas. Agora, quem possui um cabelo mais seco, pode usá-lo por toda a extensão dos fios, lembrando de enxaguar direitinho. Ele funciona para todos os tipos de cabelo, seja crespo, ondulado, liso ou cacheado. Mas tem um resultado ainda melhor nos que estão ressecados!

Continua após a publicidade
  • Tem algum jeito específico para a aplicação dele nos fios ser mais eficaz?

    • Para tratar a saúde do couro cabeludo: em um recipiente, coloque 4 colheres de sopa de leite de coco e acrescente 2 colheres de chá de suco de limão. Leve à geladeira por 4 horas. Aplique a mistura coalhada no couro cabeludo e na extensão do cabelo, envolva em uma touca e deixe agir por 45 minutos. Lave com shampoo e repita o processo uma vez por semana.
    • Para nutrir o comprimento: misture 4 colheres de sopa de leite de coco e 2 colheres de chá de mel até obter uma mistura suave. Comece aplicando e massageando a mistura no couro cabeludo e depois aplique no restante do cabelo, das raiz até as pontas. Quando o couro cabeludo e o cabelo estiverem completamente cobertos com a mistura de leite de coco e mel, envolva o cabelo com uma touca de banho por uma ou duas horas. Depois desse tempo, lave o cabelo com shampoo.
    Pessoa lavando o cabelo de uma jovem. Na imagem vemos as mãos esfregando o cabelo e espuma.
    Leite de coco no cabelo: Saiba os benefícios e as contraindicações Pexels/Divulgação

    OBS: a Dra. Simone Neri não é a favor das receitas caseiras, e indica que o ingrediente seja usado somente quando já estiver na formulação de produtos industrializados. De acordo com ela, misturas à base de limão podem dar fitofotodermartose, uma espécie de queimadura, que ocorre com a exposição do limão ao sol.

    É verdade que o leite de coco pode ser combinado com amido de milho para ajudar na hidratação e acelerar o crescimento do cabelo?

    Sim! Para o nosso organismo, a hidratação necessária vem por meio da água, já para os cabelos, a hidratação acontece por meio da gordura (lipídios). O leite é enriquecido de gordura e, quando combinado com o amido de milho, que é rico em ácido lático, promove muito brilho e maciez para os fios. 

    O leite de coco pode ser usado na umectação dos cabelos cacheados?

    Sim, pode ser usado para realizar a umectação de cabelos cacheados, mas no máximo por 60 minutos, pois trata-se de um alimento e pode atrair fungos. Aplique o leite nos cabelos secos, estejam eles limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha. Depois, prenda os fios em um tecido de algodão.

    Quem deu as informações: Dra. Simone Neri, dermatologista e Paloma Performance, cabeleireira, hair stylist e maquiadora.

    Hair Thinking GIF by Pokémon - Find & Share on GIPHY

    Continua após a publicidade
    Publicidade