Kim Kardashian responde acusação de apropriação cultural após usar tranças

O penteado que a socialite usou no MTV Movie and TV Awards gerou polêmica

Kim Kardashian escolheu usar trancinhas no cabelo para atravessar o tapete vermelho do MTV Movie and TV Awards, que rolou no último sábado (16/6). Mas muita gente não curtiu e surgiram várias acusações de apropriação cultural. E, nesta quinta-feira (21/6), a socialite resolveu respondê-las.

No Twitter, embora algumas pessoas tenham elogiado o visual, várias apontaram que ela estava desrespeitando uma cultura ao utilizar esse penteado, que se originou na África e tem importância história e cultural para as mulheres negras. “Não é nada fofo se apropriar da minha cultura. Seu privilégio está realmente se mostrando”, escreveu uma usuária.

Outra destacou que o que mais incomoda é o fato de Kim saber o que é apropriação cultural e continuar fazendo isso. “A parte mais irritante é que, nesse momento, ela sabe o que está fazendo, sabe o que é apropriação cultural e que perturba as pessoas, mas ainda assim decide fazê-lo porque sabe que não incomoda as pessoa certas ou lhe custa caro”.

Em entrevista ao Bustle, Kim explicou que usou as tranças porque North queria fazer e pediu para que ela fizesse também. Além disso, a socialite afirmou que sabe da origem do penteado e em nenhum momento quis desrespeitar alguém.

kim-kardashian-trancinhas-apropriaçao-cultural Kim Kardashian apareceu com trancinhas em premiação e foi acusada de apropriação cultural

Kim Kardashian apareceu com trancinhas em premiação e foi acusada de apropriação cultural (Christopher Polk/Getty Images)

Ela aproveitou para relembrar um outro episódio em que foi acusada de apropriação cultural, que ocorreu no ano passado, quando utilizou essas mesmas tranças e a nomeou como “tranças Bo Derek”, referência a uma atriz branca que ficou famosa por usar o penteado. “Eu, obviamente, sei que elas são chamadas de tranças Fulani, sei da origem delas e sou totalmente respeitosa em relação a isso”. 

E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Sara Oliveira

    MEU DEUS, NÃAAAAAAAAAO!!! PAREM COM ISSO!!!!!!

    Curtir