Kim Kardashian responde acusação de apropriação cultural após usar tranças

O penteado que a socialite usou no MTV Movie and TV Awards gerou polêmica

Por Da Redação Atualizado em 21 jun 2018, 18h09 - Publicado em 21 jun 2018, 18h07

Kim Kardashian escolheu usar trancinhas no cabelo para atravessar o tapete vermelho do MTV Movie and TV Awards, que rolou no último sábado (16/6). Mas muita gente não curtiu e surgiram várias acusações de apropriação cultural. E, nesta quinta-feira (21/6), a socialite resolveu respondê-las.

  • No Twitter, embora algumas pessoas tenham elogiado o visual, várias apontaram que ela estava desrespeitando uma cultura ao utilizar esse penteado, que se originou na África e tem importância história e cultural para as mulheres negras. “Não é nada fofo se apropriar da minha cultura. Seu privilégio está realmente se mostrando”, escreveu uma usuária.

    Outra destacou que o que mais incomoda é o fato de Kim saber o que é apropriação cultural e continuar fazendo isso. “A parte mais irritante é que, nesse momento, ela sabe o que está fazendo, sabe o que é apropriação cultural e que perturba as pessoas, mas ainda assim decide fazê-lo porque sabe que não incomoda as pessoa certas ou lhe custa caro”.

    Continua após a publicidade

    Em entrevista ao Bustle, Kim explicou que usou as tranças porque North queria fazer e pediu para que ela fizesse também. Além disso, a socialite afirmou que sabe da origem do penteado e em nenhum momento quis desrespeitar alguém.

    kim-kardashian-trancinhas-apropriaçao-cultural
    Kim Kardashian apareceu com trancinhas em premiação e foi acusada de apropriação cultural Christopher Polk/Getty Images

    Ela aproveitou para relembrar um outro episódio em que foi acusada de apropriação cultural, que ocorreu no ano passado, quando utilizou essas mesmas tranças e a nomeou como “tranças Bo Derek”, referência a uma atriz branca que ficou famosa por usar o penteado. “Eu, obviamente, sei que elas são chamadas de tranças Fulani, sei da origem delas e sou totalmente respeitosa em relação a isso”. 

    E aí, qual é a sua opinião sobre o assunto? 

    Continua após a publicidade
    Publicidade