Gelo na pele: para que serve, cuidados necessários e benefícios da técnica

Será que esse hábito que viralizou no TikTok realmente é ideal para incluir na sua rotina de skincare? Entenda!

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 25 fev 2022, 17h51 - Publicado em 28 fev 2022, 10h00

Utilizar gelo na pele durante a rotina de skincare se tornou um hábito comum entre algumas meninas nas redes sociais – em especial no TikTok, que sempre é responsável por lançar tendências inusitadas.

Mas será que essa prática realmente pode entregar benefícios à pele? A CAPRICHO conversou com duas especialistas que te explicam tudo o que você precisa saber sobre o uso de gelo na pele. Vem com a gente!

O gelo auxilia a melhorar a saúde da nossa pele?

Antes de colocar qualquer febre do momento em prática, é fundamental contar com profissionais para verificar se a técnica realmente entrega benefícios. Apesar dos resultados positivos mostrados nas redes, cada pele é uma pele, né?!

De acordo com a dermatologista Vanessa Perusso, na verdade o hábito de usar gelo direto na pele não é saudável, principalmente quando não há nenhuma orientação de especialistas. “Uma alternativa mais interessante são as compressas geladas, como sachês de chá, rollers que deixamos na geladeira e fazemos uma massagem”, afirma a profissional.

A dermatologista Geisa Costa também destaca que o gelo não traz benefícios duradouros, então, dependendo do resultado que você quer obter, a melhor opção é tratar com produtos e procedimentos indicados por um especialista.

Garota fazendo rotina de cuidados com a pele com pepino nos olhos, enquanto um deles cai, e toalha no cabelo

Cuidados e contraindicações

Para que o gelo realmente seja favorável à sua pele, o ideal é que você tome alguns cuidados ao inserir o hábito em sua rotina. Combinado?

Precisamos ter cuidado, porque, se deixamos o gelo por um tempo prolongado, ele vai causar queimadura na pele, queimadura com coisas geladas também acontecem. Isso causa lesão na pele, alteração na pigmentação, e pode ficar realmente machucado”, alerta Vanessa Perusso.

A profissional Geisa Costa indica o uso do gelo em um saquinho ou enrolado em um pano limpo para evitar queimaduras e um contato agressivo com a pele.

Para que serve o gelo na pele?

Segundo a dermatologista Vanessa Perusso, o gelo serve para alguns casos e pessoas que tenham lesões inflamatórias, como acne e rosácea, que podem sentir a diminuição da vermelhidão devido à vasoconstrição que o gelo faz na pele. Além disso, o gelo pode agir na diminuição do inchaço das olheiras.

Continua após a publicidade

“Muita gente fala que o gelo fecha os poros, mas esse efeito passa e eles voltam ao normal. O gelo tem uma ação anti-inflamatória sim, mas é curta e passageira!”, completa a especialista Geisa Costa.

Gif da atriz Indya Moore com toalha rosa na cabeça passando creme no rosto em frente a um espelho
Indya Moore GIPHY/Reprodução

Posso gelar outros produtos de skincare?

Quer saber como usufruir dos benefícios da compressa de gelo por mais tempo? Utilizar outros produtos de skincare gelados é a solução e definitivamente a melhor alternativa!

“A técnica pode ser válida, mas não necessariamente utilizando o gelo. A melhor alternativa são as compressas geladas (como as de sachês de chá) e deixar acessórios como rollers e gua-sha na geladeira é um ótimo auxílio para a hora da fazer uma massagem facial“, indica Vanessa Perruso.

Colocar produtos como máscaras faciais e gua-shas na geladeira é uma febre entre as influenciadoras de beleza, e algumas marcas especializadas no assunto inclusive têm lançado minigeladeiras para facilitar esse processo. Legal, né?

GIF com uma animação com o fundo rosa e desenho de uma garota fazendo uma máscara facial.
GIF animação skincare GIPHY/Reprodução

Quando utilizar a técnica?

Ambas as profissionais ressaltam que o gelo não é um tratamento, portanto ele pode ser feito quando você achar que existe uma necessidade de desinchar alguma parte do seu rosto. Não existem evidências ou comprovações científicas de que o gelo é um tratamento eficaz para a pele!

No entanto, se você quiser seguir a dica anterior e apostar em produtos de beleza gelados, você pode utilizar os rollers todos os dias na parte da manhã para massagear o rosto e espalhar seu hidratante, por exemplo. Já a máscara facial gelada, indicamos que você utilize uma vez por semana ou quando achar necessário!

Gif de garota lavando o rosto na frente da pia e passando as mãos pelo rosto
GIF rotina de skincare GIPHY/Reprodução

Benefícios da prática

Seguindo os cuidados necessários e as dicas citadas anteriormente, você pode ter benefícios como:

  • Aumento da produção de colágeno da pele;
  • Diminuição do inchaço em algumas partes do rosto, como olheiras;
  • Acalmar a pele;
  • Diminuição da vermelhidão do rosto;
  • Diminuição de inflamações causadas por acnes.

E aí, vai testar a técnica? Consulte também o seu dermatologista para que ele possa analisar o seu caso com mais profundidade, ok?

Quem colaborou com a matéria: dermatologista Vanessa Perusso, membro da Sociedade Brasileira Dermatologia – CRM:120.474; Geisa Costa, médica especialista em dermatologia, idealizadora do Art Beauty Center (SP e Uberaba/MG). Membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica e Membro da Sociedade Brasileira de Laser.

Continua após a publicidade

Publicidade