Garota lança desafio do chocolate e é acusada de fazer blackface

Ela acabou apagando os posts que compartilhou nas redes

Por Da Redação - 14 jul 2017, 11h42

Os desafios de beleza bombam na internet – já vimos o das 100 camadas (de batom, base…), o da máscara de remover cravos e um monte de outras ideias ~malucas~. Pensando nisso, a blogger Vika Shapel resolveu lançar uma nova proposta, o “desafio do chocolate”. Só que ela acabou se envolvendo em uma polêmica sobre blackface.

desafio chocolate blackface
Vika Shapel e uma amiga fazendo o que chamaram de “desafio do chocolate” Reprodução/Instagram

Tudo começou quando a garota postou a imagem acima nas redes (depois, ela foi deletada). “Algo divertido está vindo no YouTube. Eu não sei se há um desafio como esse, mas nós nunca vimos nada assim. Então, vou chamá-lo de ‘desafio do chocolate'”, escreveu. Como você já deve imaginar, a história se resume a pintar metade do rosto com chocolate para escurecer a pele.

A galera da internet não gostou nada da ideia e logo começou a acusar Vika e a amiga de fazerem blackface (quando uma pessoa branca pinta o rosto para interpretar um negro. A prática surgiu no teatro americano séculos atrás e era usada para que os negros fossem representados de modo caricatural. Hoje em dia, continua sendo ofensiva e preconceituosa). Olha só os comentários:

“Este ‘desafio’ não existe porque as pessoas têm senso comum. O desrespeito…”

Continua após a publicidade

“Então, @vika97662612 decidiu postar essa imagem que é claramente blackface e resolveu chamar isso de ‘desafio do chocolate'”

Continua após a publicidade

“O ‘desafio do chocolate’ é um jeito divertido de dizer blackface”

Continua após a publicidade

“Por quê? O que eu tenho que fazer para convencer as pessoas de que o tom da minha pele não é tendência/máscara/desafio de maquiagem/um novo conceito de entretenimento?!”

Continua após a publicidade

Teve gente que também notou que as garotas escureceram o olho no lado do rosto em que aplicaram o chocolate. Muitas pessoas encararam essa atitude como uma tentativa de representar ainda mais alguém que tem pele negra.

Vika acabou deletando todos os seus perfis de redes sociais. Em entrevista ao Yahoo Beauty, ela contou que apenas queria ver como ficaria com um tom de pele mais escuro. “Eu não tinha consciência de todo o conceito de blackface antes de começarem a comentar na foto. Gostaria de me desculpar com todas as pessoas que machuquei ou ofendi. Isso não vai acontecer de novo”, disse.

Qual sua opinião sobre a polêmica?

Continua após a publicidade
Publicidade