Dos anos 50 até hoje: os cortes de cabelo mais populares em cada década

Visuais clássicos que marcaram épocas e tendências que estão de volta aos dias atuais

Por Djenifer Dias 16 ago 2021, 11h22
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Já parou para pensar como o seu estilo de cabelo mudou ao decorrer dos anos? O visual que você usava quando criança provavelmente deve ser bem diferente do que o de hoje, né? Então, imagine só quantas mudanças aconteceram nos anos anteriores ao nosso nascimento!

Apesar disso, as tendências atuais são completamente ligadas ao que já foi moda anteriormente, viu? Fizemos uma lista com os cortes de cabelo mais populares nas décadas passadas que vai te ajudar a entender melhor tudo isso!

Anos 50

As franjas pin-up curtinhas, acima das sobrancelhas, da modelo Bettie Page, o famoso poodle cut usado pela atriz Lucille Ball e o icônico bob com ondas da Marilyn Monroe foram os destaques da década.

Anos 60

Cortes assimétricos e o clássico penteado “cabelo de colmeia” criado pela hair stylist americana Margaret Vinci Heldt estavam em alta nesse ano. A atriz Audrey Hepburn contribuiu para a popularização do look. O corte de 5 pontos, criado pelo britânico Vidal Sassoon, queridinho da estilista Mary Quant, também fazia sucesso!

Audrey Hepburn posando com cigarro na boca e virada de lado.
Penteado Colmeia Silver Screen Collection/Getty Images
Jovem ao lado de um espelho com expressão levemente sorridente.
Corte anos 60 Ronald Dumont/Getty Images

Anos 70

No final dos anos 60 e início dos 70, as opções mais retas e lisas começaram a ganhar o gosto das mulheres. Cher era um dos maiores ícones do momento, e outra personalidade que chamava a atenção era a modelo britânica Twiggy, uma das principais influências na popularização do corte pixie com divisão lateral. Foi nesse período que o cabelo dividido ao meio conquistou o universo da beleza.

Ainda nos anos 70, o corte shaggy ficou superpopular. Essa tendência, que inclusive voltou recentemente, consiste em camadas repicadas desde o topo da cabeça. A ideia de deixar os fios naturais também começou a ganhar força, e as mulheres negras aderiram ao visual afro e às tranças.

Continua após a publicidade
Cher posando com vestido e expressão séria.
Cher Bettmann/Getty Images
Twiggy com expressão séria e usando roupa com pelinhos.
Twiggy Potter / Stringer/Getty Images
Jane Fonda com expressão séria em filme Klut
Jane Fonda com corte Shag no filme Klut Warner Bros./Instagram
Jovem com as unhas pretas, encarando a câmera com expressão séria, na imagem só podemos ver do ombro para cima. Nos olhos ela usa um delineado preto e fino e nos lábios um batom bege.
Inspiração cabelo blackpower @bellaramalhors/Instagram

Anos 80

Influenciado pelo movimento punk, o cabelo bagunçado e colorido era febre. Mas, foi só a princesa Diana aparecer com sua franja arrumadinha e jogada de lado para surgir uma nova tendência.

Quem tinha cachos volumosos chamava atenção, viu? Principalmente com a chegada do filme Flashdance, em 1983, que fez muitas jovens ficarem com vontade de ter os fios da atriz Jennifer Beals.

Finalizamos essa era com o corte mullet, mais um look nostálgico que voltou com tudo! A proposta era ter a frente e laterais do cabelo curtas, enquanto a parte de trás ficava mais comprida.

Personagem do filme Flashdance sentada com expressão séria
Flashdance Paramount/Reprodução
Princesa Diana acenando com vestido branco.
Princesa Diana Tim Graham/Getty Images
Miley cyrus com óculos escuro, regata branca, óculos preto, cabelo loiro e expressão sorridente.
Miley Cyrus é uma das adeptas do corte mullet Pierre Suu/Getty Images
  • Anos 90

    Um acessório que a gente ama dominou essa década! Estamos falando dos scrunchies, que sempre trouxeram uma pegada charmosa aos penteados. O corte repicado da Rachel (Jennifer Aniston), de Friends, era um dos mais copiados da época. E as presilhas de borboletas que já eram usadas em 1999!

    Personagem Rachel Green de Friends com os braços cruzados e com expressão sorridente.
    Rachel Green Warner/Reprodução
    Selfie de uma mulher. Ela usa uma camiseta rosa, cabelo solto com acessório em formato de borboleta na franja, maquiagem com pele natural e sombra colorida em tons pastel. Ela olha para a câmera e sorri levemente.
    Maquiagem colorida em tons pastel @glambymykaila/Instagram

    Anos 2000

    A década começa com o curtinho e clássico do pixie hair e vai mudando para as ondas de cabelo de surfista e a franja lateral. Sem contar as tiaras no cabelo totalmente inspirado em ícones como Paris Hilton e a personagem Blair Waldorf, de Gossip Girl, série que foi lançada em 2007.

    Rihanna posando com batom azul, olhando para o lado sorridente, com camisa preta e branca.
    Rihanna com cabelo curto Samir Hussein/WireImage/Getty Images
    Blair posando de vestido vermelho usando colar e tiara.
    Blair Waldorf CW/Reprodução

    Anos 2010

    A memória dessa década talvez esteja mais fresca, né? Muitos cortes, penteados e cores de cabelo que viralizaram nos anos 2010 são pedidos em salões de beleza hoje. Alguns exemplos: ombré hair, californianas, corte long bob e topete preso na parte da frente. Quem lembra?

    2021

    Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, vivemos um momento saudosista, com várias tendências antigas voltando à tona, como as  curtain bangs e até o shaggy hair, que já foi aprovado por Billie Eilish.

    Cantora Billie Eilish com corte Shaggy Hair e expressão séria, encostada na parede, usando moletom preto, atrás dela podemos observar azulejos cinza.
    Cantora Billie Eilish com corte Shaggy Hair @billieeilish/Instagram
    Foto com close no rosto da jovem levemente sorridente, ela usa gloss labial, máscara de cílios e regata.
    Maquiagem com gloss e máscara de cílios briannalwright/Instagram

    O que você achou dessa linha do tempo? E qual década mais combina com o seu estilo?

    Continua após a publicidade
    Publicidade