6 dicas que ajudam no fortalecimento e crescimento das unhas

Especialistas explicam hábitos para mantê-las longas e saudáveis

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 24 set 2021, 15h52 - Publicado em 25 set 2021, 10h00

As unhas são uma parte do visual que dá para aproveitar de jeitos diferentes com várias nail arts legais, não é mesmo? Para que elas se mantenham fortes e saudáveis, diversos fatores – metabólicos, nutricionais e genéticos – podem influenciar.

A fim de te ajudar a manter suas unhas fortes, longas e saudáveis, conversamos com especialistas e separamos 6 dicas infalíveis para você incluir nos seus cuidados diários. Vem com a gente!

Ariana Grande sentada em um sofá usando um casaco de pelúcia roxo, salto, colar e cabelo preso em um rabo de cavalo lixando a unha.
Ariana Grande lixando a unha Giphy/Reprodução

Fortaleça suas unhas

Suas unhas quebram quando começam a crescer? Se sim, isso acontece principalmente porque elas não estão fortes o suficiente para manter o tamanho desejado.

Felizmente, fortalecê-las fica fácil com um produto acessível e disponível em drogarias e perfumarias: a base fortalecedora. Corre para testar!

“As bases fortalecedoras têm vitaminas e minerais que ajudam no crescimento e na recuperação das unhas fracas, mas sozinha não faz milagres. É muito importante ter uma alimentação saudável e nutritiva”, alerta Ana Carolina Gomes de Matos, manicure profissional cadastrada no aplicativo Singu.

Fique de olho na sua alimentação

De acordo com a Dra. Ana Luísa Nasser Erthal, dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho, uma dieta balanceada, rica em proteínas e nutrientes é fundamental para o crescimento das unhas.

“Carnes, vegetais verdes, queijo e leite, quando ingeridos em quantidades adequadas, são suficientes para o crescimento saudável das unhas. Entretanto, em casos específicos*, precisamos suplementar alguns nutrientes”, orienta a dermatologista.

*Nesses casos, preze pela orientação de profissionais para iniciar o tratamento com o complemento vitamínico correto.

  • Hidrate

    Ainda de acordo com as especialistas, os óleos vegetais, como de argan, abacate, buriti e cremes com base de vitamina E, queratina e colágeno são perfeitos para hidratar as unhas e cutículas. Esse é um truque para evitar o lascamento, rachadura e ressecamento das unhas. Anotou aí?

    Continua após a publicidade

    Aposte em receitas caseiras

    A manicure profissional Ana Gomes deu uma dica de ouro de uma receitinha caseira que realmente funciona.

    Ela explica que colocar cravos na base fortalecedora pode auxiliar no processo de deixar as unhas saudáveis e lindas. Ah, o cheirinho também fica superagradável. Já separa os ingredientes, amiga!

    Evite alguns hábitos

    Roer as unhas, manter a mão muito tempo molhada, utilizar acetona em excesso e ficar semanas seguidas com o mesmo esmalte são fatores que prejudicam o crescimento das unhas – além aumentar a chance de infecções secundárias.

    As duas especialistas recomendam que você evite esses hábitos listados e substitua a acetona por removedores de esmalte – os feitos à base de óleo de banana são os mais indicados.

    Gif da Zendaya mostrando as unhas na frente do seu rosto
    Zendaya Giphy/Reprodução

    Conte com a ajuda de profissionais

    Quando se trata da nossa saúde, contar com a orientação de profissionais é indispensável para iniciar um tratamento eficaz, combinado?

    “A profissional que cuida do embelezamento das unhas fará uma avaliação para entender o que as unhas necessitam naquele primeiro momento; se é preciso um polimento para depois utilizar o fortalecedor, por exemplo. Além disso, a manicure manterá as unhas bem lixadas e alinhadas para evitar quebras que prejudiquem o seu desenvolvimento”, ressalta a manicure Ana Gomes.

    A Dra. Ana Luísa Nasser Erthal completa dizendo que a saúde das unhas é um reflexo dos hábitos e da saúde do próprio organismo e que a investigação de doenças sistêmicas é fundamental antes de iniciar qualquer tratamento ungueal. Por isso, é tão importante que o dermatologista avalie cada caso.

    E aí, que tal colocar essas dicas em prática?

    Quem deu as informações: Ana Caroline Gomes de Matos, manicure cadastrada na Singu; Dra. Ana Luísa Nasser Erthal, dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho.

    Continua após a publicidade
    Publicidade