4 dicas que te ajudam a preparar a pele para a maquiagem no inverno

A beauty artist Brigitte Calegari sugere hábitos que evitam o aspecto ressecado no rosto

Por Sofia Duarte 5 jul 2022, 11h30

Uma rotina de skincare regrada é bem importante durante o inverno, uma vez que, com a chegada das temperaturas baixas e do vento gelado, também vem a queda da umidade, que deixa a pele mais ressecada. E isso afeta, portanto, o aspecto do rosto na hora da aplicação da maquiagem, que pode acabar descamando ou ficando com um efeito craquelado.

Conversamos com a beauty artist Brigitte Calegari para entender quais adaptações são interessantes de você fazer no seu nécessaire nessa época do ano, a fim de fazer uma preparação de pele que deixe o resultado da maquiagem mais bonito e com aparência saudável. Vem conferir as dicas! 😉

Hidratante é fundamental

O produto que não pode faltar na preparação de pele é o hidratante“, afirma Brigitte. “O inverno é o momento em que a gente troca o hidratante que normalmente usamos, que costuma ser mais levinho, em gel, por um produto mais denso e potente. Se a sua pele já for seca naturalmente, sugiro o uso de um óleo facial, junto com o hidratante ou só o óleo, da forma que você preferir.”

Já quando o assunto é o primer, último passo antes da maquiagem, a dica da especialista é deixar de lado o produto que controla oleosidade e disfarça os poros, que é mais sequinho, e substitui-lo por um primer mais fluido, que traga mais hidratação ou que prometa um efeito de luminosidade.

Garota cuidando da pele lavando o rosto com sabonete
Skincare Tenor/Reprodução
Continua após a publicidade

Evite água quente

Quer fugir de uma pele craquelada por conta do tempo seco? A dica de Brigitte é evitar lavar o rosto com água quente. “O ideal é continuar, mesmo no inverno, lavando o rosto com água fresca. Por isso, a minha sugestão é deixar o sabonete de rosto na pia, não deixe dentro do box, para você se obrigar a lavar o rosto com essa água mais fresca. Porque a água quente acaba ressecando a nossa pele. Então, para mantermos essa hidratação natural dela, é importante que lavar com a água fresca e também com um sabonete que seja mais gentil, evitando aqueles sabonetes que trazem efeito secativo.”

Prefira produtos líquidos e cremosos

Já para a maquiagem em si, a recomendação dela é usar produtos mais cremosos e líquidos, começando pelo primer. Depois, bases mais fluidas – e não necessariamente mais leves. Elas podem, sim, ter uma cobertura mais alta, se for da sua preferência.  “Sendo uma cobertura mais alta ou mais baixa, o ideal é que ela seja uma base mais hidratante. E eu acho que é o momento para abusar das bases com acabamento luminoso, caso você goste de uma pele glow“, completa a maquiadora.

Quanto ao blush, também é válido optar por um produto cremoso – e, se você não tiver, a dica de Brigitte é usar um batom em bala como blush. Para o iluminador, como trata-se da área das têmporas, que é mais sequinha, também vale considerar o uso de uma versão líquida.

View this post on Instagram

A post shared by B R I G I TT E C A L E G A R I (@brigittecalegari)

Cuidado com o pó

Com o inverno seco, é recomendado o uso do pó para dar acabamento e selar a maquiagem? Não há necessidade de esquecer completamente o produto, mas é válido aplicá-lo em menor quantidade.

“A minha sugestão é sempre deixar o pó como último item na maquiagem, porque a base já vai secando com o tempo, enquanto você vai fazendo outras coisas no look. Assim, você acaba usando menos pó”, explica Brigitte. “Aplique o pó só abaixo dos olhos, para selar o corretivo. Mas, se quiser evitar um pouco de brilho, também pode aplicar no centro da testa, no queixo e na lateral do nariz. De preferência um pó translúcido, solto e que seja bem leve mesmo”, finaliza.

E aí, anotou as dicas da Brigitte Calegari para arrasar na preparação de pele neste inverno?

Continua após a publicidade

Publicidade