Você já deve ter ouvido falar do uso da argila branca e da água de arroz na hora de cuidar da saúde do cabelo, né? Por se tratar de um procedimento um tanto diferente, a gente sabe que podem existir contraindicações e que o ideal é sempre consultar especialistas para descobrir o jeito adequado de realizá-lo. Pensando nisso, a CAPRICHO conversou com profissionais para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!
A argila branca auxilia na hidratação do cabelo?
A argila branca sempre esteve presente em tratamentos de pele e tem sido muito utilizada em tratamentos capilares devido à sua composição rica em minerais e suas propriedades hidratantes e adstringentes. Como resultado, a argila branca auxilia no tratamento da queda capilar e demais disfunções no couro cabeludo. Ela possui elementos eficientes na nutrição e hidratação, devolvendo a queratina perdida pelos fios danificados, principalmente nos de quem usa bastante química. Altamente nutritiva, ela é rica em silício, um dos minerais mais compatíveis com o organismo e é recomendada para todos os tipos de cabelo, seja liso, crespo, cacheado ou ondulado.
Quais outros tipos de argila também funcionam?
- Argila verde: utilizada no tratamento contra oleosidade do couro cabeludo, favorecendo a absorção de ativos, auxiliando no combate a queda e estimulando o crescimento capilar.
- Argila amarela: auxilia na limpeza do couro cabeludo e no crescimento dos fios.
- Argila cinza: excelente contra queda do cabelo.
Como usá-la?
Você deve diluir a argila em pó em água filtrada ou termal e, depois, misturar tudo. Antes de passar no couro cabeludo, o ideal é aplicar um óleo vegetal para protegê-lo e também realizar a lavagem dos fios com xampu neutro. Na hora de vir com a argila, caso seus fios sejam oleosos, utilize o xampu neutro misturado a ela. Se você tiver cabelo mais seco, o recomendado é misturá-la com um pouco de creme hidratante. Espere a argila agir por 20 minutos, no máximo. Para retirar a mistura, deixe a água morna fazer o processo e não esfregue. Por fim, escolha algum tratamento nutritivo para o comprimento e a ponta dos fios. O indicado é repetir o processo uma vez a cada 15 dias.
Dica: você também pode fazer a mistura em um recipiente e usar o pincel de aplicação de tinta para facilitar o passo a passo, viu?
Existe contraindicação?
A técnica não é indicada para quem possui um couro cabeludo mais sensível ou com algum tipo de inflamação e também para pessoas que tenham fios mais frágeis ou com muita química. Antes de testar o procedimento, aplique um pouco da mistura da argila com água no seu antebraço e espere por 5 minutos. Caso haja vermelhidão ou coceira, é sinal que sua pele é alérgica à argila.
Além da argila, o uso da água de arroz nos fios é outra técnica bastante popular. Confira a opinião dos especialistas sobre ela:
Quais são os benefícios da água de arroz?
A água de arroz deixa os fios mais fortes e hidratados, fazendo com que a queda do cabelo diminua, além de estimular o crescimento e ajudar a diminuir o frizz.
Como usá-la?
Deixe o arroz de molho após ser lavado em água filtrada entre 24 e 48 horas. Quando você perceber que a cor da água está branca e com um cheiro azedo, é sinal de que ela está pronta. Feito isso, basta coar a água do arroz e descartar os grãos. Agora, é só lavar os seus cabelos normalmente, aplicando a água de arroz no couro cabelo e fazendo massagens com as pontas dos dedos. Deixe a água agir por 15 minutos e, depois, enxágue. Você também pode colocar a água em um borrifador e usar nos fios quando sentir que eles precisam de um reforço na hidratação.
A água de arroz pode ser usada de forma diluída no xampu, ou enxaguando o cabelo com a solução e massageando. E a frequência da aplicação pode variar de acordo com algumas características do próprio cabelo. No caso de cabelos oleosos, recomenda-se a lavagem com água de arroz duas vezes por semana. Já para cabelos normais e secos, o aconselhável é usar apenas uma vez por semana.
A água de arroz nutre os fios deixando-os mais fortes e saudáveis, mas é importante retirá-la completamente após a aplicação.
Quem deu as informações: Dra. Laís Leonor, dermatologista; Josie Nascimento, hair stylist cadastrada no GetNinjas; Katia Reis, terapeuta capilar da Mais Cabello; Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética da WNF e Diretora Científica; Viviane Coutinho, tricologista; Luigi Moretto, hair stylist.