Cabelo verde no verão: por que isso acontece e como evitar?

Entenda o que fazer para recuperar a cor natural do cabelo loiro caso ele fique esverdeado

Por Da Redação Atualizado em 26 jan 2021, 19h19 - Publicado em 26 jan 2021, 15h27

Curtiu o sol, mar, praia e piscina e o cabelo loiro ficou esverdeado? A CH conversou com a dermatologista Valéria Campos, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para explicar por que isso acontece, como evitar a coloração verde nos fios e, caso ela ocorra, o que fazer para voltar ao tom normal. Confira abaixo!

Cabelo verde
Juliana Dias/CAPRICHO

Por que o cabelo loiro fica esverdeado no verão?

O que causa a cor verde nos fios é o sulfato de cobre, substância utilizada na manutenção e limpeza de piscinas. Por ter uma tonalidade azul, a matéria reage com o tom amarelado dos fios, o que acaba resultando no cabelo esverdeado.

Normalmente no verão, o cabelo fica exposto à agressões do ambiente que acabam prejudicando a saúde e deixando-o ressecado e mais enfraquecido. Por conta disso, as cutículas dos fios ficam mais abertas e, consequentemente, mais suscetíveis à ação do sulfato de cobre. 

Como evitar que isso aconteça?

O mais importante para evitar que os fios fiquem esverdeados é garantir a hidratação capilar, principalmente para quem faz coloração, o que acaba ressecando ainda mais as mechas. Aposte em tratamentos hidratantes pré-verão para que o cabelo chegue saudável à estação e use cosméticos com ação nutritivas durante os dias de calor.

Invista também em produtos capilares com filtro solar para proteger as mechas dos raios UVA e UVB. Ao contrário da pele que produz mais melanina para se proteger quando recebe a luz solar, o cabelo não consegue fazer o mesmo e a radiação solar acaba rompendo as ligações de queratina dos fios, deixando-os mais fracos.

O pH da água da piscina costuma ser mais alto, o que também influencia na abertura das cutículas dos fios e facilita o depósito do sulfato de cobre neles. Por conta disso, os profissionais indicam aplicar um leave-in ou um creme de pentear antes de entrar na piscina, pois, devido à natureza ácida desses produtos, eles têm a capacidade de envolver os fios e protegê-los por um certo período de tempo, evitando a abertura das escamas.

Continua após a publicidade

Para quem faz tintura em tom de loiro, a dica é evitar fazer qualquer descoloração no cabelo por pelo menos 15 dias antes de começar a frequentar piscinas e praias com frequência. Esse período é necessário para que a porosidade do fio diminua, o que vai evitar que o sulfato usado no tratamento da água penetre na haste capilar e acabe causando danos à cor.

Lembre-se que as ferramentas térmicas como chapinha, babyliss e secador, por exemplo, também acabam fragilizando o cabelo. Por isso, prefira não utilizar em excesso esses acessórios durante essa época do ano e sempre aplique um protetor térmico antes de usá-los nos fios.

Como retirar o tom esverdeado do cabelo?

Alguns truques simples podem ajudar a retomar a cor dos fios:

Vinagre de maçã: Misture quatro colheres de sopa (bem cheias) de vinagre de maçã em meio litro de água. Depois, aplique no comprimento cabelo e deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, lave como de costume. Importante: a proporção de vinagre deve ser sempre de 10% para a quantidade de água. 

Leite: Dê preferência ao leite em integral para fazer esse passo. Aplique-o puro nos cabelos molhados, deixando-os bastante encharcados. Ele deve agir por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, tire o excesso de leite com um pente. Se você perceber que algumas mechas ainda continuam esverdeadas, repita a operação até que todo o tom verde saia dos fios. 

Bicarbonato de sódio: Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e passe nos cabelos secos. Uma dica é usar um borrifador para espalhar de maneira uniforme por todo o cabelo. Deixe agir por cinco minutos e aperte os fios retirando o excesso de líquido para ver a cor que saíra junto com a água. Em seguida, lave normalmente e capriche em uma máscara de hidratação ou ampola instantânea para nutrir as mechas.

Xampu antirresíduos: Utilize o produto na primeira lavagem após a coloração esverdeada surgir, capriche na hidratação e espere alguns dias até usá-lo novamente, pois ele tende a ressecar os fios. Essa alternativa é indicada para cabelos que não tenham escova progressiva, pois ele pode acabar com o efeito do tratamento.

Anotou as dicas?

Continua após a publicidade

Publicidade