Descubra os benefícios de usar argila branca e água de arroz no cabelo

Você quer hidratação e crescimento dos fios? A CH conversou com especialistas para tirar todas as suas dúvidas!

Por Djenifer Dias Atualizado em 25 jun 2021, 18h03 - Publicado em 26 jun 2021, 10h01
Ao centro, modelo usa cropped azul de manga comprida. Ela está com uma das mãos na cintura, sorrindo. De um lado, a frase
Marisa/Divulgação

Você já deve ter ouvido falar do uso da argila branca e da água de arroz na hora de cuidar da saúde do cabelo, né? Por se tratar de um procedimento um tanto diferente, a gente sabe que podem existir contraindicações e que o ideal é sempre consultarmos especialistas para descobrir o jeito certo de realizá-lo. Pensando nisso, a CAPRICHO conversou com profissionais para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!

A argila branca auxilia na hidratação do cabelo?

A argila branca sempre esteve presente em tratamentos de pele e, hoje, vem sendo muito utilizada em tratamentos capilares por causa da sua composição rica em minerais e suas propriedades hidratantes e adstringentes. Como resultado, a argila branca auxilia no tratamento da queda capilar e demais disfunções no couro cabeludo. Ela possui elementos eficientes na nutrição e hidratação, devolvendo a queratina perdida pelos fios danificados, principalmente nos fios que usam bastante química. Altamente nutritiva, ela é rica em silício, um dos minerais mais compatíveis com o organismo. Ela é recomendada para todos os tipos de cabelo, seja ele liso, crespo, cacheado ou ondulado.

Quais outros tipos de argila também podem ser usados?

  • Argila verde: utilizada no tratamento contra oleosidade do couro cabeludo, favorecendo a absorção de ativos, auxiliando no combate a queda e estimulando o crescimento capilar.
  • Argila amarela: auxilia na limpeza do couro cabeludo e no crescimento dos fios.
  • Argila cinza: excelente contra queda do cabelo.
Jovem de costas penteando seus cabelos molhados com creme branco, usando pente de madeira.
Argila branca e água de arroz no cabelo: Descubra os benefícios Pexels/Instagram

Qual é o melhor jeito de utilizar a argila nos fios?

Você deve diluir em água filtrada ou termal. Depois, misture na mesma proporção a argila em pó e a água. Antes de aplicar no couro cabeludo, o ideal é aplicar óleo vegetal para protegê-lo e também realizar a lavagem dos fios com shampoo neutro. Na hora de passar a argila, caso seus fios sejam oleosos, utilize o shampoo neutro misturado com ela. Se você tiver cabelo mais seco, o recomendado é misturá-la com um pouco de creme. Espere a argila agir por 20 minutos, no máximo. Para retirar a mistura, deixe a água morna fazer o processo, não esfregue. Para finalizar, escolha algum tratamento nutritivo para o comprimento e a ponta dos seus fios. O indicado é usá-la uma vez a cada 15 dias.

Dica: você também pode fazer a mistura em um recipiente e usar o pincel para aplicação de tinta para ajudar na hora de passar no couro cabeludo.

Existe alguma contraindicação?

Não é indicado para quem possui um couro cabeludo mais sensível ou com algum tipo de inflamação e também para pessoas que tenham fios mais frágeis ou com muita química. Antes de testar o procedimento, aplique um pouco da mistura da argila com água no seu antebraço e espere por 5 minutos. Caso haja vermelhidão ou coceira, é sinal que sua pele é alérgica à argila.

  • Além da argila, o uso da água de arroz nos fios é outra técnica bastante popular. Confira a opinião dos especialistas sobre ela:

    Continua após a publicidade

    A água de arroz é benéfica para a saúde dos cabelos?

    A água de arroz deixa os fios mais hidratados e fortes, fazendo com que a queda do cabelo diminua, além de estimular o crescimento. Ela ainda ajuda a diminuir o frizz.

    Como é possível usá-la?

    Para usar a água de arroz em seus fios, basta deixar o arroz de molho após ser lavado em água filtrada entre 24 horas e 48 horas. Quando você perceber que a cor da água está branca e com um cheiro azedo, é sinal de que ela está pronta. Feito isso, basta coar a água do arroz e descartar os grãos. Agora, é só lavar os seus cabelos normalmente, aplicando a água de arroz no couro cabelo e fazendo massagens com as pontas dos dedos. Deixe a água agir por 15 minutos, e depois enxágue. Você também pode colocar a água em um borrifador e usar em seus fios quando sentir que eles precisam de um reforço na hidratação.

    Na imagem podemos ver uma cabeça apoiada em um lavatório branco de salão de cabeleireiro enquanto aplicam algum produto branco com a ajuda de um pincel.
    Argila Branca e Água de arroz: Descubra seus benefícios para o cabelo Pexels/Reprodução

    A água de arroz pode ser usada no shampoo, diluindo um pouco dessa solução no produto que você já está acostumada a usar, ou enxaguando o cabelo com a solução e massageando. Porém, a frequência da aplicação pode variar de acordo com algumas características do próprio cabelo. No caso de cabelos oleosos, recomenda-se a lavagem com água de arroz duas vezes por semana. No caso de cabelos normais e secos, o aconselhável é usar uma vez por semana. 

    A água de arroz nutre os fios deixando mais fortes e saudáveis, porém é importante retirá-la completamente após a aplicação.

    É indicada para quais tipos de cabelo?

    Todos os tipos de cabelos, principalmente, os mais ressecados e com frizz.

    Quem deu as informações: Dra. Laís Leonor, dermatologista;  Josie Nascimento, hair stylist cadastrada no GetNinjasKatia Reis, terapeuta capilar da Mais Cabello;  Cristiane Pagliuchi, engenheira cosmética da WNF e Diretora Científica; Viviane Coutinho, tricologista; Luigi Moretto, hair stylist.

    Hair GIF

    Continua após a publicidade
    Publicidade