Continua após publicidade

Cuidados para ter com o cabelo cacheado durante o verão na praia e piscina

Dicas incríveis que deixam seus fios saudáveis em dias de exposição à água e ao sol

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 30 out 2024, 15h13 - Publicado em 30 dez 2022, 13h30

Cuidar do cabelo cacheado se torna uma tarefa mais elaborada durante a temporada de verão, especialmente para quem vai curtir o sol em grande estilo na piscina ou em uma viagem à praia.

Com os compostos presentes na água, como cloro e sal, os cabelos tendem a ficar mais frágeis e porosos. Por isso, é ideal que você aposte em uma rotina de cuidados completa. Para te ajudar, a CAPRICHO conversou com especialistas que deram dicas incríveis para essa estação!

Como a água do mar ou piscina prejudicam os fios cacheados?

O primeiro passo para cuidar dos fios em seus dias na praia ou piscina é entender como os compostos das águas podem prejudicá-los.

De acordo com o tricologista Dr. João Gabriel Nunes, a exposição do cabelo ao sol e à água do mar ou piscina faz com que o fio sofra com a degradação de sua fibra devido à radiação do sol, podendo destruir as ligações proteicas, responsáveis por proporcionar força e resistência aos cabelos.

Gif de uma cena do filme Valente. Nele a princesa Merida olha para a frente, faz uma careta engraçada e sorri.
GIF Valente cabelo cacheado Giphy/Reprodução

“Os cabelos cacheado e crespo geralmente são mais ressecados, e o sol pode prejudicar ainda mais os fios devido à essa estrutura, que já é uma das características principais desses tipos de cabelo”, completa o profissional.

O hairstylist Rodrigo Cintra alerta para um maior cuidado com cabelos loiros e mais claros. “Muitos compostos químicos utilizados na manutenção e limpeza da piscina podem ressecar e deixar os fios esverdeados. Se isso acontecer, invista em uma linha matizadora até conseguir um horário com o seu cabeleireiro para acertar a cor”, explica o coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H).

Continua após a publicidade

GIF de uma cena do filme
Moana cabelo cacheado no mar Giphy/Reprodução

Cuidados pré-piscina ou praia

Cuidar do seu cabelo para curtir a praia ou piscina é uma tarefa que começa antes mesmo do mergulho. É fundamental aplicar produtos com proteção solar nos cachos antes que seus fios entrem em contato com a água.

“Antes do contato com a água, aplique um leave-in com termoativos para a proteção dos fios. Utilize óleos nas pontas antes da exposição”, ressalta o tricologista João Nunes.

O especialista Rodrigo Cintra recomenda um produto chamado CC Cream com filtro solar para esses dias e garante que vai fazer toda a diferença durante a exposição ao sol. “É um tipo de produto que concentra muitos benefícios em um. Você consegue estilizar os cachos e mantê-los hidratados e protegidos”, afirma.

Que tal verificar se os seus finalizadores possuem proteção térmica? Se sim, pode se jogar nos cremes que você já tem em casa e correr para aproveitar o sol. E não se esqueça de reaplicar os produtos após o mergulho, hein?!

Continua após a publicidade

Cuidados pós-piscina ou praia

Logo após sair da piscina ou mar, lave o cabelo com água doce morna ou fria. Desse modo, você tira o excesso de resíduos como cloro ou sal. Quer uma dica? A água termal pode ser sua aliada para momentos depois do contato com a água do mar ou piscina!

Ao chegar em casa, os cuidados continuam e, para garantir fios saudáveis, não deixe de seguir as indicações dos especialistas, combinado?

“O cabelo cacheado pode ter texturas diferentes. Se o fio for grosso, aconselho xampu hidratante e máscara. Mas, para os finos, vale um xampu neutro e máscara. Esse combo evita aumentar a oleosidade na raiz. Vale também investir em um óleo de reparação para aplicar só nas pontinhas”, comenta Rodrigo Cintra.

GIF do filme
GIF Moana no mar Giphy/Reprodução

Cronograma capilar

O cronograma capilar é o aliada perfeito, principalmente se você for passar bons dias curtindo o verão na água. Ainda segundo o tricologista João Nunes, as três bases do cronograma (hidratação, nutrição e reconstrução) são benéficas após exposição prolongada ao sol.

Continua após a publicidade

A etapa mais recomendada pelos profissionais é a de hidratação, viu? A dermatologista especialista em cabelos Dra. Andrea Frange deu uma dica importante. “Nessa época do ano, indico substituir os condicionadores por máscaras hidratantes, já que são produtos mais densos e concentrados que conseguem repor mais a água, óleos e queratina com maior efetividade. Deixar esse creme agir por 10 ou 20 minutos, dependendo da embalagem”, enfatiza.

Existe um jeito muito fácil de saber por qual etapa começar o seu cronograma capilar: o teste de porosidade. Você só vai precisar de um copo, água e um fio da cabelo. Dá uma olhada na ilustração para entender o que fazer se o seu fio boiar, ficar no meio do copo ou afundar:

Ilustração teste de porosidade, com o fundo azul e rosa. A ilustração possui três copos cheios de água, com fios de cabelo. No primeiro copo, o fio de cabelo está boiando, no do meio o fio de cabelo não boia e não afunda e no último o fio de cabelo afundou.
Teste de porosidade capilar Juliana Dias/CAPRICHO

Outras dicas e cuidados

Selecionamos ações práticas para você implementar no seu dia a dia durante o verão. Confira:

1. Evite o uso de finalizadores em gel

A dermatologista Dra. Andrea Frange não indica o uso de finalizadores em gel, porque eles tendem a ressecar um pouco mais os fios, uma vez que não possuem muitos ativos hidratantes na composição.

Continua após a publicidade

2. Invista em tranças e coques

“Usar os fios presos em uma trança para evitar exposição solar direta e do vento, porque ele também resseca. Eu indico também que a pessoa prenda em um coque, mas isso não isenta a necessidade da aplicação do filtro solar”, informa a Dra. Andrea.

3. Invista em acessórios

De acordo com os profissionais, acessórios como chapéus e bonés são grandes aliados para a proteção dos fios. Eles fazem uma barreira contra a exposição solar; no entanto, deixam as pontas expostas, portanto não substituem um produto para cabelo com filtro solar.

4. Evite o uso de fontes de calor

Chapinha, secador e babyliss podem ser ainda mais prejudiciais na temporada de férias. ENtão, se você precisa usar por algum motivo, não se esqueça do protetor térmico!

E aí, está preparada para o verão?

Quem colaborou com a matéria: Rodrigo Cintra, hair stylist, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H) e idealizador do The Art Salon; Tricologista Dr. João Gabriel Nunes; Dra. Andrea Frange, dermatologista especialista em cabelos.

Publicidade