5 regras para ter um corpo de verão – porque ele existe, sim!

Está aí um "projeto" que não tem nada a ver com estética - e que toda garota deveria seguir!

Por Da Redação Atualizado em 26 dez 2019, 11h03 - Publicado em 26 dez 2019, 10h03

O verão começou oficialmente em 22 de dezembro e, para aproveitar as altas temperaturas da melhor forma possível, é preciso ficar de olho em algumas ~regrinhas~ que vão te ajudar a conquistar o corpo da estação. Mas calma! O “corpo de verão” que nós estamos falando não tem nada a ver com estética, e sim com saúde, cuidado e amor próprio <3. Pronta para conquistar esse corpitcho?

by 2times m/Getty Images

1. Um corpo de verão é… Um corpo protegido
A proteção solar é essencial não só durante a estação mais quente do ano, mas em qualquer época. Porém, no verão, ela precisa de ainda mais atenção, pois acabamos passando muito tempo expostas ao sol. Quando não nos cuidamos adequadamente, além das queimaduras, deixamos a pele vulnerável a manchas e até ao câncer de pele (um dos tipos mais comuns de câncer no mundo inteiro).

Por isso, nos dias de praia e piscina, aplique o protetor solar a cada duas horas, para reforçar a camada protetora, que acaba saindo com a água, o suor intenso e o uso da toalha. Ainda para essas ocasiões, prefira filtros que contenham FPS acima de 60 e atuem contra raios UVA e UVB. No rosto, opte por um produto específico para a região e que seja indicado para o seu tipo de pele.

Na hora de aplicar o protetor solar, lembre-se também das áreas que são deixadas de lado, como o peito do pé, as orelhas, os joelhos, a parte da testa que fica próxima a raiz do cabelo e os cotovelos. Elas também precisam de atenção, viu? Além disso, reforce a ~blindagem~ usando boné ou chapéu e óculos de sol.

  • 2. Um corpo de verão é… Um corpo hidratado
    A água é a melhor amiga que podemos ter nesta temporada. Ela ajuda a repor a quantidade de líquido perdida na transpiração, cuida da pele e ainda auxilia o organismo a executar diversas funções biológicas, como eliminar toxinas. 

    Como o corpo precisa intensificar o processo de resfriamento por conta do calorão que faz no verão, perdemos muito mais líquido durante a estação e, se não compensarmos adequadamente, podemos gerar um quadro de desidratação. Para evitar problemas, é indicado beber, em média, 3 litros de água durante esse período (a quantidade pode variar de acordo com o peso, altura, os hábitos do dia a dia, entre outros fatores).

    Continua após a publicidade
    Getty Images/Getty Images

    3. Um corpo de verão respeita os melhores horários para se expor ao sol
    Você sabia que existem alguns horários em que o sol fica mais perigoso? Isso acontece porque a radiação UVA e UVB é muito intensa entre 10h e 16h. O ideal seria evitar a exposição aos raios solares durante esse período. Mas, como sabemos que nem sempre isso é possível, procure ficar embaixo do guarda-sol nessa parte do dia e reforce a proteção usando um chapéu e vestindo a saída de praia. Assim, além do protetor solar, você contará também com uma barreira física.

    4. Um corpo de verão toma cuidado com a umidade
    Faz parte da estação aproveitar o mar e a piscina, certo? No entanto, a umidade com a qual entramos em contato nesses locais também precisa de atenção. Fungos, como os que causam micose e frieira, podem se proliferar quando deixamos partes do corpo molhadas por muito tempo. Isso ocorre porque eles adoram ambientes quentes e úmidos e se alimentam da queratina e oleosidade produzidas pela pele. Ou seja, nosso organismo, no verão, vira um paraíso para eles!

    Para evitá-los, enxugue bem as áreas escondidas do corpo, que tendem a ser os locais em que eles mais se manifestam. Após o banho ou o mergulho na piscina e no mar, seque sempre entre os dedos, atrás das orelhas e qualquer outra dobrinha. Leve também uma troca de roupa extra quando for nadar, assim você não precisa ficar molhada durante todo o dia. Com esses cuidados, as chances de abrir a porta para os fungos diminuem.

    Jamie Grill/Getty Images

    5. Um corpo de verão se respeita – e se ama!
    Independentemente da estação, da roupa que estiver usando ou do ambiente em que se encontrar, amar a si mesma e a seu corpo é o melhor caminho para curtir qualquer aspecto da vida. Um corpo de verão é aquele cuja dona se ama, magra ou gorda, com celulite, com estria, com cicatrizes, manchinhas… Todas essas características nos fazem únicas. Se respeite e se trate com amor <3. #GilrPowerCH

    Resumindo: para ter um “corpo de verão”, basta ter um corpo e aproveitar as altas temperaturas com ele (sempre protegido, claro). Simples assim!

    *Informações dadas por Luis Eduardo Vila Pascoal, dermatologista da clínica Mais Excelência Médica.

    Continua após a publicidade
    Publicidade