Continua após publicidade

Cabelo ondulado: como cuidar dos fios e dicas para definir as ondas

Reunimos informações que vão te ajudar a deixar seus fios ainda mais incríveis

Por Thais Varela Atualizado em 30 out 2024, 16h26 - Publicado em 24 jan 2022, 10h00

Você tem os fios ondulados e fica na dúvida na hora de cuidar deles? Por ser uma variação entre o liso e o cacheado e trazer características de ambos os tipos, o cuidado com o cabelo ondulado pode parecer confuso à princípio. Para te ajudar nessa tarefa, a CH bateu um papo com especialistas no assunto e reuniu dicas para manter a saúde capilar e valorizar ainda mais as ondas.

Cabelo ondulado
Juliana Dias/CAPRICHO

Os tipos de cabelo ondulado

Os fios ondulados não são todos iguais e conhecer as características que cada curvatura apresenta faz toda a diferença no cuidado capilar. Classificados como “tipo 2”, eles podem ser subdivididos nas categorias 2a, 2b e 2c.

2a

Com uma ondulação bastante discreta, esse tipo de cabelo costuma apresentar a raiz lisa, pouco volume e ondas concentradas no comprimento e pontas.

2b

Esse tipo de cabelo apresenta ondas mais definidas, normalmente em um formato de “S”. Ele conta também com um certo volume e tendência ao aparecimento de frizz.

2c

Fios mais grossos, volumosos e com ondas definidas que podem surgir desde a raiz marcam as características desse tipo de cabelo. O frizz também pode aparecer com frequência nessa categoria.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fran Costa – cabelo ondulado (@frrancosta)

Continua após a publicidade

Como cuidar do cabelo ondulado

Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo

Na hora de escolher o xampu, máscara, leave-in e condicionador que farão parte da sua rotina de beleza, certifique-se que eles são indicados para o cabelo ondulado. Isso faz toda a diferença no cuidado capilar, pois eles contarão com nutrientes específicos para valorizar o seu tipo de fio.

Hidratação e nutrição

Os cabelos cacheados costumam ser mais ressecados, pois a curvatura do fio impede que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Apesar de ocorrer de maneira mais sutil, os fios ondulados também passam por isso e precisam de hidratação e nutrição para se manterem saudáveis.

Alterne semanalmente entre um tratamento hidratante mais intenso e um de nutrição. Uma vez por mês é possível também apostar na reconstrução capilar para fortalecer os fios e evitar a quebra. Caso o cabelo esteja muito quebradiço, esse passo pode ser feito a cada 15 dias durante o período necessário.

É importante sempre observar como o seu cabelo reage aos tratamentos, se ele está precisando de mais hidratação, nutrição ou reconstrução naquele momento para, então, conseguir suprir essa necessidade da forma correta.

Continua após a publicidade

Evite água quente

Os fios ondulados e cacheados são naturalmente mais secos e, por isso, é indicado lavá-los sempre com a água fria ou morna, pois a temperatura quente abre as cutículas que selam o fio, o que deixa a hidratação presente nele sair, fazendo com que fiquem ainda mais ressecados.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LUIZA ROSSI (@luizarossi)

Cuidados na hora de pentear

Evite pentear os fios depois de secos para não aumentar o frizz e nem eliminar o formato das ondas. Aproveite o momento do condicionador ou da hidratação para desembaraçar as mechasComece pelas pontas, depois siga do meio para as pontas e, por último, da raiz até as pontas para evitar a quebra do cabelo. Prefira usar um pente de dentes largos de madeira, pois ele ajuda a manter a curvatura dos fios e também evita a estática causada por materiais sintéticos que aumentam o frizz.

Como lidar com o frizz

O cabelo ondulado tem uma tendência natural ao frizz por ser mais ressecado. Por isso, a hidratação frequente é fundamental para controlar os fiozinhos arrepiados. O uso de leave-in também ajuda a deixar as mechas mais alinhadas. Procure evitar hábitos como esfregar a toalha com muita força na hora de secar o cabelo e lavar os fios com água quente, que aumentam o aparecimento dos arrepiadinhos. Outras alternativas para ajudar a lidar com eles é dormir com uma fronha de cetim e usar o difusor (fazendo movimentos da ponta em direção a raiz) para secar o cabelo.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lari Veloso | Cabelo Ondulado (@lariveloso)

Como texturizar o cabelo ondulado

A texturização é muito importante para os fios ondulados, pois ajuda a dar formato para as ondas. Aposte em produtos leves que não vão pesar nos fios e que ajudarão a definir o ondulado. Leave-ins, cremes de pentear que não possuam grande quantidade de óleo e ativador de cachos são alguns dos finalizadores que podem auxiliar nessa etapa.

Uma técnica simples para ajudar a definir as ondas é aplicar o finalizador com os fios ainda úmidos e “amassá-los” com as mãos em movimentos das pontas para a raiz. A fitagem também pode auxiliar na definição do ondulado. Separe os fios em mechas pequenas e aplique o leave-in ativando com os dedos. Deixe secar naturalmente ou, se preferir, seque com a ajuda de um difusor. Usar o spray de sal é uma outra alternativa para um acabamento mais bagunçado, já o mousse ajuda para quem busca mais volume no resultado final.

Cortes de cabelo para os fios ondulados

O corte em camadas e o desfiado são ótimas alternativas para os fios ondulados, pois ajudam a dar movimento para o cabelo e destacam ainda mais as ondas. Para os cabelos curtos, o pixie com a franja alongada é uma boa opção. O shaggy hair, que fazia sucesso nos anos 1970 e voltou com tudo, ajuda a equilibrar o volume. O long bob é um corte bem versátil, também equilibra o volume e destaca as ondas. Para os fios longos, o corte mais arredondado (em U) ou repicado nas pontas é indicado.

Aproveite para ver este vídeo com dicas de finalização para cabelos ondulados:

Quem deu as informações para essa matéria: Rodrigo Cintra, hairstylist idealizador do The Art Salon e coapresentador do programa Esquadrão da Moda, do SBT e Discovery Home & Health; e Ana Regina Faria, hairstylist e técnica da Embelleze. 

Publicidade