Cabelo lindo e saudável? Veja como a alimentação é importante para os fios

Abacate, ovo, cenoura... Alguns alimentos possuem nutrientes que podem beneficiar o seu cabelo

Por Da Redação - Atualizado em 29 ago 2018, 12h55 - Publicado em 4 ago 2018, 11h13

São vários os fatores que prejudicam a aparência e a saúde do cabelo, como a exposição ao sol, a poluição, o mar e o calor da chapinha, babyliss, secador… Mas sabia que o que ingerimos diariamente também pode influenciar em quão saudáveis nossos fios são? Isso porque uma alimentação equilibrada garante que você está levando para o organismo vitaminas e minerais necessários para ter um cabelo saudável, que, consequentemente, estará mais hidratado, forte e bonito. Bora descobrir como o que você come pode te ajudar?

+ Descubra por que a água é o grande segredo de beleza das celebridades

garota mexendo cabelo
Acervo/Dedoc

Proteína
Uma alimentação rica em proteína é fundamental, já que é ela que forma a fibra capilar e leva força aos fios, fazendo-os crescer mais saudáveis. Ovos, peixes e carnes são ricos nesse nutriente.

Minerais
Zinco, Ferro e Silício são minerais importantes para o cabelo. O zinco irá ajudar o corpo a fazer a síntese da proteína que, como foi dito, é o que constitui os fios. Ele pode ser obtido através da ingestão de nozes, grãos integrais, carne, frango e peixe.

O Silício também está relacionado à estrutura e é ele que contribui para a formação das proteínas. É responsável pelo aumento a força, elasticidade e resistência, reduzindo também a quebra e a queda. Pode ser encontrado em amêndoas e cereais integrais.

O ferro, por sua vez, presente em feijões e lentilhas, atua na circulação do sangue e leva oxigênio para as células do cabelo, contribuindo para manter um bom crescimento capilar.

Continua após a publicidade
Kendall Jenner mexendo cabelo
Gif/Reprodução

Vitamina A
Ela auxilia na hidratação e na redução das pontas duplas, deixando os fios mais fortes e, portanto, também favorecendo o crescimento deles. Cenoura, abóbora, tomate e mamão são exemplos de alimentos com esse nutriente.

Vitamina C
Tem uma ação antioxidante, ou seja, é capaz de proteger o cabelo dos radicais livres, moléculas que podem prejudicá-lo – e que são formadas com a exposição ao sol e poluição. Ela está, por exemplo, em frutas como laranja, morango e limão.

Vitamina E
Além de possuir um poder super-hidratante, o que recupera fios danificados e traz maciez, a Vitamina E também melhora a circulação sanguínea, o que significa que os cabelos recebem mais nutrientes. Onde encontrar? Abacate, espinafre, amêndoas e nozes.

ATENÇÃO: lembre-se de que a alimentação é apenas uma etapa. Outros hábitos também são importantes, como proteger os fios das agressões (tipo poluição, sol e mar) e do calor (chapinha, babyliss e secador), além de investir em hidratações frequentes.

Quem deu as informações: Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria e tricologia; Carlos Basualdo, nutricionista; Esthela Conde, nutróloga, e Flávia Chehin, dermatologista.

Publicidade