Cabeleireiro de Brunna Gonçalves dá dicas de cuidados para cabelo cacheado

Hemerson da Silva Santos, conhecido como Mestre dos Cachos, cuidou dos fios da bailarina depois da transição capilar

Por Thais Varela - Atualizado em 14 set 2020, 17h17 - Publicado em 14 set 2020, 16h30

Aos 20 anos, Hemerson da Silva Santos, conhecido como Mestre dos Cachos, é um fenômeno quando o assunto é cuidados com cabelos cacheados. O cabeleireiro carioca, de Nilópolis, trabalha na área desde os 14 anos e, hoje, desenvolveu sua própria linha de produtos para cuidar dos fios enrolados. Além de receber no seu espaço mulheres de toda a parte do Rio de Janeiro e até de outros estados, o expert também foi responsável pela transformação de Brunna Gonçalves após a transição capilar.

Hemerson da Silva Santos, o Mestre dos Cachos, dá dicas de cuidados para os fios cacheados @mestre_dos_cachos/Instagram

Sempre foi meu sonho ser cabeleireiro, mas não qualquer cabeleireiro, eu queria ser especializado no cabelo afro. Eu olhava para eles e, só de olhar, já ficava encantado. Eu queria saber por que um cabelo enrolava mais e outro menos, por que um tinha mais volume do que o outro. Era uma curiosidade e um amor que eu sentia desde sempre. Eu queria cuidar deles e queria ter essa profissão para mim”, contou Hemerson. 

O cabeleireiro e Brunna não se conheciam pessoalmente, e foi através da indicação de um amigo que foram apresentados. “Eu recebi uma ligação dele dizendo que uma amiga gostaria de fazer o cabelo comigo. Eu disse: ‘Claro, pede para ela dar uma passada aqui no meu salão’. Quando ele me contou que essa pessoa era a Brunna, eu quase morri“, disse Hemerson. Depois de algumas semanas, a bailarina o contatou novamente para marcar a transformação.

Brunna Gonçalves com os fios cacheados após a transição capilar @brunnagoncalves/Instagram

Os encontros de Hemerson e Brunna aconteceram em duas etapas. Primeiro, o profissional fez o corte em camadas e um tratamento para que os fios ficassem saudáveis para aguentar a coloração. Na semana seguinte, ele pintou e fez uma reconstrução à base de manteiga de karité e cupuaçu.

Cuidados com os fios cacheados

Primeiro de tudo, é importante entender qual é o seu tipo de cabelo para, a partir daí, saber quais são os produtos adequados para você. Assim, conseguimos montar um cronograma capilar específico para o que o fio precisaO melhor jeito para descobrir isso é consultando um profissional”, diz Hermerson.

Continua após a publicidade

O cabeleireiro indica apostar em cuidados intensivos, como a hidratação ou reconstrução, duas vezes por semana para ajudar a repor água e nutrientes do cabelo cacheado, que é naturalmente mais seco e sensível. “Aplique o xampu, depois a máscara de tratamento e finalize com o condicionador“, explica. “E não lave com água muito quente, pois isso também resseca os fios“.

Hemerson da Silva Santos, o Mestre dos Cachos, dá dicas de cuidados para os fios cacheados @mestre_dos_cachos/Instagram

Fazer a umectação com óleo vegetal sempre que o cabelo estiver muito ressecado também é uma boa opção. Ela ajuda a hidratar e a dar brilho“, completa. Para colocar o tratamento em prática, separe os fios em mechas, aplique o óleo vegetal sobre elas e massageie. Faça movimentos delicados também no couro cabeludo para ajudar a ativar a circulação da área. Em seguida, cubra a região com uma touca ou lenço e aguarde 30 minutos. Depois, retire o excesso de óleo no banho com xampu e finalize com condicionador para selar as cutículas e manter a hidratação dentro do fio.

Evite aplicar o xampu nas pontas do cabelo, pois o produto tende a ressecar ainda mais essa área, que já sofre com a falta da oleosidade natural que chega com dificuldade até ela“, completa. “Cortar as pontas com a frequência de dois ou três meses também é importante para eliminar mechas muito danificadas“.

Para os dias em que os fios não serão lavados, Hemerson indica um truque rápido e prático: “Dilua um pouco de creme de pentear em água e coloque em um borrifador. Aplique essa mistura no cabelo para umidificá-lo enquanto o penteia com os próprios dedos.” Outra dica do expert é apostar na gelatina capilar e em penteados com o baby hair. 

Tendências para cabelos cacheados

“As minhas clientes usam muito o cabelo solto, mas às vezes gostam de apostar nos penteados semipresos, no moicano e no coque duplo. Outra tendência que é muito popular entre elas é o corte em camadas, que dá mais volume para os fios”, finaliza.

Gostou das dicas do profissional?

Continua após a publicidade
Publicidade