Aparelho invisível das famosas: quanto custa e como funciona o tratamento

Flávia Pavanelli, Anitta e Bianca Andrade são alguns dos nomes que já investiram no procedimento

Por Izabel Gimenez Atualizado em 2 out 2020, 09h53 - Publicado em 19 set 2020, 10h01
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Nos últimos tempos, é possível perceber que as celebridades andam se preocupando cada vez mais com a estética dos dentes. Além da lente de contato, que já falamos aqui, outra opção que os famosos estão amando são os aparelhos invisíveis. Eles funcionam praticamente da mesma forma que o aparelho tradicional, mas com uma diferença fundamental: não possuem aqueles metais quadradinhos que ficam aparentes e, por vezes, podem até acabar machucando a boca.

Para te ajudar a entender melhor como funciona o tratamento, a CH conversou com três especialistas e respondeu as dúvidas mais frequente sobre o tema. Olhá só:

Saiba tudo sobre como funciona o aparelho invisível das famosas KARRASTOCK/Getty Images

O que são e como funcionam os aparelhos invisíveis?

Eles cumprem a mesma função dos aparelhos tradicionais de alinhar os dentes, mas, ao invés de possuírem uma estrutura de metal, eles são uma plaquinha removível transparente que acompanha o formato dos dentes e encaixa na boca.

O tratamento é feito com um conjunto de placas que mudam de acordo com a movimentação dos dentes. Normalmente, elas são trocadas a cada duas semanas – sem a necessidade de visitar o especialista todas as vezes que isso acontecer.

Qualquer um pode usar os aparelhos invisíveis?

Assim como todo tratamento ortodôntico, é essencial fazer uma avaliação clínica com um profissional da área para saber se existe a necessidade de colocar o aparelho. Além disso, para poder iniciar o procedimento, o paciente precisa ter, pelo menos, a dentição mista, com dentes de leite e maduros (fase que começa entre os 6 e 8 anos) e a saúde da gengiva em dia. 

Como funciona o atendimento para poder fazer o alinhador? 

Todo o planejamento do aparelho é feito digitalmente a partir do diagnóstico do paciente. Assim como no atendimento tradicional, primeiro é feita uma avaliação clínica, depois uma radiografia panorâmica da lateral da cabeça e uma fotografia 3d para que seja possível saber exatamente como está toda a carga dentária. A diferença é que todos esses dados vão para um sistema digital que consegue avaliar qual a melhor forma para fazer a movimentação dos dentes para iniciar o tratamento.

Qual o benefício dos aparelhos invisíveis em relação aos tradicionais?

Uma das principais reclamações quando o assunto é aparelho, é a dor e a questão estética. O lado bom dos alinhadores é que eles conseguem cumprir o mesmo papel dos aparelhos tradicionais sem que você precise usar os famosos braquetes de metal. O fato do item ser removível também facilita na hora da alimentação e da rotina do dia a dia.

O tempo de duração do tratamento varia de acordo com cada caso. Porém, os especialistas explicam que graças à tecnologia por trás dos aparelhos invisíveis, o dentista consegue fazer um planejamento digital que prevê as possíveis movimentações de cada período. Dessa forma, a chance de erros e surpresas durante o processo é bem menor.

Qual valor médio e o tempo de duração do tratamento?

Isso depende muito. Como é um tratamento, não há valor fixo. É um serviço, por isso varia da experiência do dentista, da clínica, da marca do alinhador, etc. O valor pode variar de R$ 3 mil chegando até R$ 17 mil. O tempo de tratamento pode durar entre três meses a dois anos – normalmente, os casos mais sérios seguem com algumas alterações depois desse período. 

  • Se eu tenho aparelho, posso trocar pelo Invisalign? Como funciona? 

    Sim! É muito comum isso acontecer, mas vale a pena conversar com seu dentista para ver se é uma mudança que faz sentido. Afinal, essa alteração do tratamento terá gastos também.

    Quais famosos usam ou já usaram os aparelhos invisíveis?

    Flávia Pavanelli

    View this post on Instagram

    Olha quem esta de Invisalign também? A querida @flaviapavanelli iniciando hoje o tratamento ortodôntico pra deixar esse sorriso cada vez mais lindo! Consegue ver o aparelho? #invisalign #aparelhoinvisivel #horiclinica #flaviapavanelli #ortodontiainvisivel #itaimbibi #ortodontiasp

    A post shared by Felippe G. Tsujinaka, DDS, MSc (@felippegt) on

    Mari Maria

    View this post on Instagram

    Como pode eu pequena assim… meu bebê já é metade de mim 😂 detalhe com 1 mês e meio

    Continua após a publicidade

    A post shared by Mari Maria (@marimaria) on

    Bianca Andrade

    View this post on Instagram

    ô saudade de me soltar por aí… 🦁

    A post shared by Boca Rosa (@bianca) on

    Anitta

    View this post on Instagram

    “Como descrever a Anitta (eu) em 4 palavras?” Deixa aí nos comentários que sexta-feira eu te dou a resposta certa em #TaComPapato

    A post shared by Anitta 🎤 (@anitta) on

    Bruno Gagliasso

    View this post on Instagram

    CHEGOU!!!!! Agora eu sou o Michael Jordan da família!!! Torcendo pras crianças acreditarem… altura pra isso eu tenho ⛹🏻‍♂️🏀 #1 ____ Descrição da imagem: Bruno Gagliasso faz uma selfie vestindo uma regata vermelha do Chicago Bulls. Na regata lê-se “BULLS” e o número 1. Bruno Gagliasso olha para a câmera com a boca entreaberta. Ao fundo existe um triciclo infantil e algumas folhas secas caídas sobre o chão de madeira.

    A post shared by Bruno Gagliasso (@brunogagliasso) on

    Quem deu as informações: Dr. Felippe G. Tsujinaka, Invisalign Top Doctor Diamond, Dra. Thais Sampaio, dentista responsável técnico da Smilink e Dr. Marcelo Kignel, dentista credenciado pela Invisalign.

    Continua após a publicidade
    Publicidade