Aparelho invisível das famosas: quanto custa e como funciona o tratamento
Flávia Pavanelli, Anitta e Bianca Andrade são alguns dos nomes que já investiram no procedimento
Nos últimos tempos, é possível perceber que as celebridades andam se preocupando cada vez mais com a estética dos dentes. Além da lente de contato, que já falamos aqui, outra opção que os famosos estão amando são os aparelhos invisíveis. Eles funcionam praticamente da mesma forma que o aparelho tradicional, mas com uma diferença fundamental: não possuem aqueles metais quadradinhos que ficam aparentes e, por vezes, podem até acabar machucando a boca.
Para te ajudar a entender melhor como funciona o tratamento, a CH conversou com três especialistas e respondeu as dúvidas mais frequente sobre o tema. Olhá só:
O que são e como funcionam os aparelhos invisíveis?
Eles cumprem a mesma função dos aparelhos tradicionais de alinhar os dentes, mas, ao invés de possuírem uma estrutura de metal, eles são uma plaquinha removível transparente que acompanha o formato dos dentes e encaixa na boca.
O tratamento é feito com um conjunto de placas que mudam de acordo com a movimentação dos dentes. Normalmente, elas são trocadas a cada duas semanas – sem a necessidade de visitar o especialista todas as vezes que isso acontecer.
Qualquer um pode usar os aparelhos invisíveis?
Assim como todo tratamento ortodôntico, é essencial fazer uma avaliação clínica com um profissional da área para saber se existe a necessidade de colocar o aparelho. Além disso, para poder iniciar o procedimento, o paciente precisa ter, pelo menos, a dentição mista, com dentes de leite e maduros (fase que começa entre os 6 e 8 anos) e a saúde da gengiva em dia.
Como funciona o atendimento para poder fazer o alinhador?
Todo o planejamento do aparelho é feito digitalmente a partir do diagnóstico do paciente. Assim como no atendimento tradicional, primeiro é feita uma avaliação clínica, depois uma radiografia panorâmica da lateral da cabeça e uma fotografia 3d para que seja possível saber exatamente como está toda a carga dentária. A diferença é que todos esses dados vão para um sistema digital que consegue avaliar qual a melhor forma para fazer a movimentação dos dentes para iniciar o tratamento.
Qual o benefício dos aparelhos invisíveis em relação aos tradicionais?
Uma das principais reclamações quando o assunto é aparelho, é a dor e a questão estética. O lado bom dos alinhadores é que eles conseguem cumprir o mesmo papel dos aparelhos tradicionais sem que você precise usar os famosos braquetes de metal. O fato do item ser removível também facilita na hora da alimentação e da rotina do dia a dia.
O tempo de duração do tratamento varia de acordo com cada caso. Porém, os especialistas explicam que graças à tecnologia por trás dos aparelhos invisíveis, o dentista consegue fazer um planejamento digital que prevê as possíveis movimentações de cada período. Dessa forma, a chance de erros e surpresas durante o processo é bem menor.
Qual valor médio e o tempo de duração do tratamento?
Isso depende muito. Como é um tratamento, não há valor fixo. É um serviço, por isso varia da experiência do dentista, da clínica, da marca do alinhador, etc. O valor pode variar de R$ 3 mil chegando até R$ 17 mil. O tempo de tratamento pode durar entre três meses a dois anos – normalmente, os casos mais sérios seguem com algumas alterações depois desse período.
Se eu tenho aparelho, posso trocar pelo Invisalign? Como funciona?
Sim! É muito comum isso acontecer, mas vale a pena conversar com seu dentista para ver se é uma mudança que faz sentido. Afinal, essa alteração do tratamento terá gastos também.
Quais famosos usam ou já usaram os aparelhos invisíveis?
Mari Maria
Quem deu as informações: Dr. Felippe G. Tsujinaka, Invisalign Top Doctor Diamond, Dra. Thais Sampaio, dentista responsável técnico da Smilink e Dr. Marcelo Kignel, dentista credenciado pela Invisalign.