5 dicas simples para manter os cachos definidos e saudáveis no dia a dia

Da lavagem até a finalização, esses cuidados fazem toda a diferença no seu cabelo cacheado, ondulado ou crespo

Por Da Redação Atualizado em 3 out 2025, 11h01 - Publicado em 3 out 2025, 11h00
O

s cabelos ondulados, cacheados e crespos podem até levar fama de precisarem de cuidados trabalhosos. Mas, acreditem: o básico já faz muita diferença.

Diante de tantas inovações em beleza e uma infinidade de produtos especializados, pode ser que você fique perdida na hora de entender quais dicas fáceis realmente fazem a diferença na saúde dos seus fios. Por isso, convidamos Carol Rosell, especialista em cachos e cabeleireira da Keune, para compartilhar suas orientações valiosas, desde a lavagem até a finalização, que fazem toda a diferença na rotina capilar.

5 dicas simples para deixar seu cabelo cacheado mais saudável

1. Intercale shampoos

O hábito de usar um ativador de cachos mais denso e reaplicá-lo durante as lavagens pode causar acúmulo de resíduos. Para evitar isso, a recomendação é intercalar shampoos de limpeza suave com os de fórmula mais potente.

“Essa alternância de intensidade contribui para equilibrar a limpeza e a hidratação do cabelo, garantindo cachos limpos, nutridos e até mesmo definidos por mais tempo”, afirma Carol Rosell.

2. Analise a textura do seu fio

Na hora de escolher os produtos ideais para o seu cabelo, além de pensar na curvatura, é necessário analisar a textura do seu fio. Para isso, vale sempre contar com a ajuda de um especialista da sua confiança.

Continua após a publicidade

“De modo geral, os crespos pedem por produtos mais densos e concentrados, com maior poder de penetração na fibra capilar, por ser um cabelo mais poroso. Já os ondulados se beneficiam de produtos mais leves”, explica a cabeleireira. “Porém, podemos também encontrar um cabelo ondulado com fio grosso e uma textura porosa.”

Nestes casos, o direcionamento ideal é escolher produtos de acordo com a textura e densidade do fio, mais do que apenas a curvatura. Isso porque cabelos finos, médios ou grossos podem reagir de maneiras diferentes aos mesmos produtos. Ao levar em conta essas características, você terá  cachos mais saudáveis, nutridos e definidos.

3. Protetor térmico antes do ativador de cachos

A especialista revela que, diferente do que muita gente imagina, aplicar o protetor térmico antes do ativador de cachos, no caso de secar o cabelo com difusor ou uso de alguma ferramenta térmica, não prejudica a definição; pelo contrário, ajuda a preservá-la.

Quando protegemos o fio do calor excessivo, evitamos que a cutícula do cabelo se abra e, com isso, garantimos que os cachos mantenham sua forma natural.”

Continua após a publicidade

4. Retire o excesso de água da raiz

Você já experimentou remover o excesso de água da raiz do cabelo antes de usar o difusor? De acordo com Carol Rosell, esse simples passo pode reduzir o frizz. 

No entanto, caso o aspecto de ‘cabelo arrepiado’ não esteja relacionado ao crescimento de fios novos, esse efeito pode estar relacionado à falta de hidratação capilar. Para resolver isso, invista em um óleo na finalização e em produtos de cuidado diário específicos para nutrir e hidratar os fios.

5. Ativos essenciais

Embora ótimas para o mercado, as inovações de beleza são tantas que podem nos deixar confusas quanto ao que de fato aderir, né? Por isso, a ajuda de um profissional é sempre recomendada, mas as três etapas básicas do cronograma capilarhidratação, nutrição e reconstrução – continuam sendo o essencial.

Para hidratar o cabelo, a especialista sugere ativos que repõem água e devolvem maciez e brilho aos fios, como Pantenol e a Glicerina. Na etapa da nutrição, por sua vez, vale ficar de olho em óleos vegetais, como de coco, maracujá e baobá, e manteiga de karité, que restauram lipídios e aumentam a resistência da fibra. Por fim, para a reconstrução, a queratina e a queratina hidrolisada fortalecem os fios, prevenindo quebra e danos.

Continua após a publicidade

Outro ingrediente fundamental para as cacheadas é o extrato de vinagre, que age como um acidificante, atuando no equilíbrio do PH e ajudando a selar as cutículas. “A acidificação é um processo que se popularizou bastante nos últimos meses, principalmente com as redes sociais, mas na verdade a técnica é uma velha conhecida dos profissionais e da indústria, que há anos investe nesse tipo de fórmula para beneficiar os fios”, conclui a cabeleireira e Keune Talent Carol Rosell.

Anotou tudo?

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

 

 

Publicidade