Uma criança ou adolescente tem os direitos violados a cada 6 minutos

No Brasil, a principal violação contra crianças e adolescentes é a negligência.

A cada 6 minutos, o Brasil registra uma denúncia de violação de direitos humanos contra criança ou adolescente. Esta foi a realidade brasileira de 2017, que somou um total de 84.049 casos relatados ao Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.

Os dados representam um aumento de 7,2% em comparação ao ano de 2016. Os casos relacionados a crianças e adolescentes representam mais da metade (58,91%) de todas as denúncias do ano.

Entre as denúncias registradas, a maior violação é a de negligência, com 72,1%. Em segundo lugar aparece a violência psicológica, com 47,1%, e por fim, violência sexual, sendo 24,2% dos casos.

De acordo com o Disque 100, os casos relatados abrigam cerca de 130 mil menores de 18 anos. A região que mais registrou denúncias foi o Distrito Federal, enquanto o estado que menos teve casos registrados foi o Amapá. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, cerca de 84% das denúncias foram feitas pelo Disque 100, enquanto o restante foi realizado pela internet.

 (iStock/Reprodução)

Caso você precise ou conheça alguém que esteja passando por essa situação, lembre-se de discar 100. As ligações são gratuitas e o atendimento é feito 24 horas por dia, anonimamente. Denuncie!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s