Saiba a origem dos 10 nomes brasileiros mais populares e seus significados

Todos eles têm algo em comum. Sabe dizer qual é?

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 31 Maio 2020, 12h30 - Publicado em 31 Maio 2020, 10h05
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Você já se perguntou como o seu nome surgiu e por que é mais comum sabermos o significado de nossos sobrenomes? Quando o assunto é o nome de batismo, costumamos escutar histórias mais pessoais, como “sempre achei esse nome bonito” ou “tinha uma cantora que eu amava com esse nome”.

nomes
Catherine Falls Commercial/Getty Images

Por isso, separamos os 10 nomes mais registrados entre 2007 e 2013, de um levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), baseado em informações de mais de 800 cartórios do estado e explicamos o significado de cada um deles!

1º lugar: Maria
Maria, que significa “senhora soberana”, é um dos nomes mais usados do mundo há alguns séculos! Acredita-se Maria provavelmente se originou de Maryáh, de origem hebraica. O nome possui variação em francês, Marie, e em inglês, Mary. Maria tem tamanha popularidade principalmente por se tratar de um nome bíblico.

2º lugar: Ana
Ana vem de Hannah, um nome hebraico, e o seu significado é “graciosa” ou “abençoada”. Ana é o nome atribuído à mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.

3º lugar: Davi
O significado do nome é “amado”. Davi apareceu no Antigo Testamento como o segundo rei de Israel, que venceu o gigante Golias. O nome tem raízes hebraicas: se origina de Dawid ou Dawídh.

4º lugar: Miguel
“Aquele que se parece com Deus”. Este é o significado de Miguel. O nome, um dos mais antigos do mundo, também tem origem hebraica e vem de Mihkael. Uma das referências mais famosas aparece na Bíblia com o arcanjo Miguel.  No dia 29 de setembro, comemora-se o dia de São Miguel.

5º lugar: Pedro
Pedro se originou do nome grego Pétros, de petra, sendo assim, “pedra ou rochedo”. É um dos nomes dos apóstolos de Jesus Cristo. Sua versão em inglês é Peter. Foi o nome muitos governantes, entre eles, Dom Pedro II, último imperador do Brasil.

6º lugar: João
João, assim como Maria, é um dos nomes mais comuns não só no Brasil mas, no mundo! O nome tem origem hebraica e um dos seus primeiros registros aparece em documentos do século XI, em Portugal. Faz referência àquele que é “agraciado por Deus”.

7º lugar: Arthur
A origem é incerta, mas acredita-se que Arthur, que significa o “grande urso” ou “urso nobre”, surgiu da língua celta ou francesa. Uma das figuras mais conhecidas a ter esse nome é Rei Arthur, que segundo a lenda, consegue retirar  uma espada mágica, a Excalibur, de uma pedra. 

8º lugar: Gabriel
Gabriel significa “homem de Deus” ou “que tem a força divina” e tem origem hebraica. É o nome atribuído ao arcanjo que é o portador de boas notícias.

9º lugar: Lucas
A origem do nome é incerta, mas existem duas teorias: a primeira afirma que surgiu do grego e que essa era a denominação atribuída a quem viesse da Lucânia, enquanto a segunda diz que as raízes são latinas. Lucas aparece na Bíblia como um dos apóstolos de Jesus. Um dos significados do nome é “iluminado”.

10º lugar: Enzo
Uma das teorias sobre a origem de Enzo aponta que o nome tem raízes italianas. Nós explicamos: Heinz seria o diminutivo do alemão Herich, correspondente a Henrique. Enzo, que significa “senhor da fortaleza” ou “príncipe “do lar” seria uma variação italiana de Heinz.  Uma curiosidade: em 2019,  o nome Enzo Gabriel foi o mais registrado no Brasil!

Uma coisa é certa: brasileiros adoram nomes bíblicos.

Publicidade