S.O.S. Sexo: “Os pelos pubianos servem para alguma coisa?”

E o conceito de "depilação em dia" existe mesmo? Depilação é sinônimo de higiene?

Por Da Redação - 19 jul 2019, 16h35

Durante muitas décadas, nós, meninas, aprendemos que deveríamos ter a pele do corpo macia e que garotos não gostam de meninas peludas. Mais uma vez, uma escolha que deveria ser nossa foi enquadrada em um padrão de beleza baseado no que agrada ou não os homens. Por causa disso, a leitora M.P., de 14 anos, tem algumas dúvidas bastante frequentes: “tenho obrigatoriamente que me depilar antes de transar? Os pelos pubianos servem para alguma coisa?“.

PeopleImages/Getty Images

Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
“Oi, M.P.! A função dos pelos corporais, em geral, é proteger nosso organismo. Depilar ou não é uma questão de estética e de escolha da própria mulher. Ela é quem deve escolher como se sente melhor: se é deixar os pelos aparentes ou não. O importante é evitar que a depilação completa seja realizada imediatamente antes da relação sexual, pois, após fazer a depilação, fica uma porta de entrada para possíveis vírus e bactérias e se, na sequência, for realizada a transa, os riscos de infecções e ISTs se elevam. Por isso, a depilação pode fazer parte da rotina da mulher, se for o desejo dela, mas deve ser evitada perto do sexo. Um adendo importante: não é necessário fazer a remoção dos pelos para ter uma higiene completa, essa associação não é verdadeira. Manter uma higiene adequada, uma lavagem completa e roupas adequadas para manter a saúde genital não tem nada a ver com ter pelos ou não.”

Para conferir outras dúvidas, visite a seção S.O.S. Sexo! Quer participar com a sua pergunta? Envie para capricho@abril.com.br. Sua identidade fica anônima 🙂

Publicidade