Reforma do ensino médio é aprovada: História e Geografia saem!

Mudanças na grade curricular e na carga horário estão dando o que falar!

Em setembro de 2016, a CAPRICHO publicou uma matéria contando o que realmente poderia mudar no sistema de educação brasileiro caso a reforma do ensino médio fosse aprovada. Nesta quarta-feira, 8, alguns meses após os rumores, a decisão foi realmente confirmada pelo Senado Federal. O ensino médio mudou!

Aprovada pelo Plenário do Senado, a Medida Provisória do Novo Ensino Médio traz a segmentação de disciplinas tradicionais do currículo e implementa o ensino integral. Na teoria, nosso sistema educacional ficaria mais semelhante ao já existente nos Estados Unidos, por exemplo, em que os alunos têm algumas matérias obrigatórias de conhecimento geral e outras optativas. No Brasil, Português, Matemática, Educação Física, Artes, Filosofia, Sociologia e Inglês se tornam obrigatórias. Em contrapartida, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais tornam-se optativas.

Reforma do ensino médio é aprovada: História e Geografia saem!

 (Reprodução/)

Apesar de a decisão de incentivar as artes e os esportes ser digna de muitos aplausos, afinal elas tinham sido deixados em segundo plano na MP anterior, o fato de disciplinas como Química, História e Geografia terem saído da grade curricular obrigatória indignou muita gente. “O povo já não se lembra dos acontecimentos estudando, imagina sem estudar?”, indagou Mayara Guerra Souto Barros na publicação divulgado no Facebook do Senado Federal.

Outras pessoas, principalmente estudantes, porém, estão animados com a mudança. Também na postagem do Senado, João Victor Massa explicou para quem estava polemizando que o ensino fundamental vai continuar tendo História e Geografia e que, no ensino médio, vai rolar só um aprofundamento.

Reforma do ensino médio é aprovada: História e Geografia saem!

 (Tumblr/)

A Medida redigida por senador Pedro Chaves (PSC-MS) também altera a carga horária total de estudo. As atuais 800 horas anuais se transformam em 1.000, e a alteração vale tanto para a rede pública quanto para a privada. As mudanças passam a ser organizadas individualmente por cada instituição já no primeiro semestre do ano e começam a ser implementadas no semestre seguinte. “Uma das principais mudanças é a criação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, destinado ao setor público(…) A inclusão de novas disciplinas obrigatórias na base comum dependerá da aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação do ministro da Educação”, afirma texto oficial publicado pelo Senado Federal Brasileiro.

Você, estudante, o que acha da aprovação da reforma? Alguma coisa já está acontecendo no seu colégio?

volta-as-aulas

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. educacional física é obrigatória, e geografia e história n?? q isso, odeio ed física e essa matéria n chega nem aos pés da importância de geo e hist

    Curtir

    1. anne caroline

      Eu achei mto interessante eles terem colocado!! A educação física ela auxilia na saúde do aluno, mtos alunos já não fazem atividade física fora da escola e se não tivesse essa matéria isso comprometeria a saúde do aluno, pode até não parecer mas educação física é uma matéria mto importante!

      Curtir

      1. Yasmin Botelho

        Concordo plenamente que Ed. Fisica é importante! Mas História e Geografia tbm são tão quanto se não mais, muitos alunos se exercitam fora da escola mas quero ver um pesquisar por conta e aprender fatos históricos e geográficos. O governo quer um país com cidadãos burros que acreditam que tudo o que é publicado é para o próprio bem, querem pessoas preguiçosas que pensem que eles estão fazendo um bem quando na verdade estão privando-os da própria história!

        Curtir

  2. Amanda Simim

    Hisória e Geografia são matérias essensiais, tanto para cohecer como entender a formção e o cenário político,social e economico de nosso páis! Como isso pode não ser obrigatório? E fazer com que todas as escolas sejam de período integral, obriga estudantes que necessitam trabalhar para complementar a rende familiar à optar entre estudar ou trabalhar! Além diiso, já é dificil manter uma escola durante meio período (gastos com alimentação, energa, professores, funcionários..), me pergunto se em escolas publicas (onde a verba nunca é suficiente) isso realmente irá funcionar!

    Curtir

    1. Danilo Alexandre Galhardo

      Concordo com você, medidas como essa só empobrecem ainda mais nosso ensino médio. A aprovação por MP e contrariando especialista da área, incluindo os professores, só reflete o total desprezo que esse governo Temer tem pela sociedade.

      Curtir

    2. Yasmin Botelho

      É exatamente isso que eles querem, cidadãos analfabéticos politicamente falando. Muitos alunos vão optar por largar os estudos e é exatamente isso que querem, mão de obra barata, desvalorizada! Não querem dar oportunidades aos mais necessitados, tudo o que eles fazem é pensando na elite!

      Curtir

      1. Monalisa Joaquim

        Temos que pensar também que caso os alunos abandonem essas matérias vai ser exclusivamente por opção própria, não concordo com muitos termos desta mudança também mas eles têm o livre arbítrio para decidir e se forem espertos e terem o mínimo de vontade de sair da alienação irão optar por permanecer fazendo.

        Curtir

  3. isabelly botelho

    Onde vai parar isso!! Pelo amor de Deus, como podem tirar matérias importantes como essas? Isso é sem cabimento a falta de informação e a ignorância só vai aumentar!! Muito triste oq estão fazendo!! 😔

    Curtir

  4. Flavia Vanessa

    Não, não, não , não! Isso é serio? Mesmo? Não consigo crer, não desfavorecendo nenhum matéria, mas… Serio? Será que essas pessoas não compreendem o quão importante essas matérias são? Ei, nos estamos falando de milhões de pessoas que simplesmente não vão ver fatos importantes e erros que foram registrados para não serem repetidos. Milhões de pessoas que não saberão dizer por que o clima muda em algumas regiões… Milhões! Não tinha absolutamente nada contra essa reforma, entretanto acho que o nome deveria ser bagunça, não reforma! Não temos capital e se ninguém percebeu não temos dinheiro! Ok? O Brasil enfrenta umas das suas maiores crises e no lugar de dar prioridade a assuntos mais importantes, vão fazer uma reforma que ira custar um bom dinheiro.
    #BagunçaNoEnsinoMedio

    Curtir

  5. Vitoria Vicente

    A minha pergunta é. E o jovem que já trabalha pra conquistar sua independência e ajudar a família? Como fica nesse horário integral? Pq se vc estuda pela manhã pode trabalhar no turdo da tarde, ou se vc estuda no turno da tarde vc pode trabalhar pela manhã ou a noite. E ai como fica? Vamos ter que largar o emprego que já foi difícil de ser conquistado ?

    Curtir

  6. Juliana Silva

    Essa lei começa a valer já esse ano ?

    Curtir

    1. Paloma Ribeiro

      A partir do ano q vem

      Curtir

  7. Nicoly Xavier

    Eu não entendo, como podem comparar nossa educação com a dos estados unidos, lá a maioria n precisa trabalhar no turno inverso pra conseguir mais uma renda pra dentro de casa, lá eles trabalham pq querem n por obrigação, essa reforma diz que é pra que menos pessoas larguem a escola, agr me diz, quando se precisa de dinheiro dentro de casa, a pessoa vai escolher o que? Escola ou trabalho? Em alguns casos, passar fome ou não?
    E sobre essa história aprendemos só o básico das outras matérias não obrigatórias, nós precisamos precisamos aprender tudo, pq n falaram nada ainda sobre mudar o enem, ai a gente aprende só o basico e chega no enem e cai tudo, a gente n precisa aprender só o que nós interessa.

    Curtir

  8. Natalia Kohlrausch Lia

    Mas… ( alguém me responda ) vai continuar química e fisica certo?

    Curtir

    1. Química e física vão continuar, porém, como geografia e história serão matérias q vc poderá escolher se vai ou n fazer …

      Curtir

      1. Não. As únicas matérias obrigatórias são: filosofia, sociologia, matemática, artes e português. No caso, se tu quiser por exemplo, ter aulas de história, tu vai ter que escolher o itinerário de ciências humanas.

        Curtir

  9. A que ponto o Brasil chegou…

    Curtir

    1. Paloma Ribeiro

      Ano q vem

      Curtir

  10. Anne Caroline

    Mas isso estará em prática apartir desse ano?

    Curtir

  11. Carai eu acho que devia ser opcional todas matérias tipo para quem quer fazer medicina escolhe biologia, química e tals e para quem quer fazer engenharia escolhia matemática, história e tals é de acordo com a profissão do cara , tá ligado? Assim menos pessoas prediriam tempo fazendo coisas inúteis que as vezes não tem nada ver com a profissão que o cara quer , se fosse assim teríamos mais gentes motivadas e profissionais mais qualificados no mercado de trabalho , tornando assim nossa sociedade mais forte🐜🐜🐜🐜🐜

    Curtir

    1. Michele Nascimento

      Quantos pessoas de 14,15 anos tem certeza do que quer? Eu por exemplo,comecei o ensino médio com a certeza aboluta de que queria ser criminalista forense, terminei querendo fazer moda; minha amiga queria psicologia hj faz engenharia, exemplo. Fora que você não estuda só pra exercer uma profissão, mas para se esclarecer sobre mundo a sua volta, lembre-se “você pode tanto quanto sabe”.

      Curtir

  12. Rodrigo Lima

    A parte que maos me intriga é, se eles estão fazendo isso no ensino médio, como será o próximo enem e os que vierem depois? pois se é optativa, eles só podem cobrar fatos que aconteceram antes do ensino médio, igualmente para química, alguém sabe me dizer se algo foi dito em relação a isto? Desde que ouvi esse boato fiquei na dúvida

    Curtir

    1. Rodrigo Lima

      desculpa os erros, esse teclado com correção automática é muito ruim

      Curtir

  13. Duda moreira

    Eu adorei a reforma e se pensarmos isso comeca a ser testado ano que vem e so em 2019 vai ser definitivo, entao muitos dos estudantes que hoje estao reclamando ja terao passado dessa fase, deveriam perguntar para quem esta hoje no 7° , 8°, 9° oque eles acham por que vao ser os afetados por tudo isso. Se compararmos com os estados unidos por exemplo e um pais muito mais evoluido do que o brasil, e um dos motivos nao seria a educação?

    Curtir