O que é a Área 51 e por que milhões de pessoas querem invadi-la

O local, que fica no meio do nada em Nevada, nos EUA, é cheio de teorias da conspiração. Afinal, o que realmente se sabe sobre a base secreta?

Você está a fim de ler algo doido e um tanto quanto macabro? Então, como diria aquele icônico programa da TV Cultura, senta, que lá vem história…

Uma tal de Área 51 viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Até famosos entraram na onda do viral, como Miley Cyrus. Tudo começou quando um evento foi criado por um streammer de games chamado SmyleeKun. Nele, o jogador propõe uma invasão em massa à tal área, localizada em Lincoln, Nevada, Estados Unidos. Milhões de pessoas confirmaram presença e começaram a discutir nas redes sobre o “Assalto à Área 51: Eles Não Podem Nos Deter!”.

Evento no Facebook criado pelo streammer. A invasão está marcada para 20 de setembro.

Evento no Facebook criado pelo streammer. A invasão está marcada para 20 de setembro. (Reprodução/Reprodução)

Ok, você já deve ter entendido. Um cara propôs uma invasão coletiva e a galera curtiu a ideia, mesmo sabendo que ela não passa de uma zoeira. Mas por que querem invadir o bendito (ou maldito?) local? É aí que a história começa a ficar mais estranha…

Em 1994, após anos de especulações e processos de moradores locais, que disseram ter suas vidas afetadas pelo local misterioso, os EUA confirmaram que a Área 51 existia mesmo e tinha sido criada em 1955, durante o governo de Eisenhower, em plena Guerra Fria.

Conhecida como a base militar secreta mais famosa do mundo, o local foi descoberto pelos soviéticos em 1958 e teria sido construído justamente para a realização de experimentos com armas, tecnologias e aviões para bater a União Soviética. Acredita-se até que aparelhos de investigação avançada para a CIA foram criados lá! Parece algo perfeitamente possível, ainda mais vindo dos EUA, mas nada disso ainda foi 100% confirmado. O governo norte-americano diz apenas que a área é uma base militar de segurança máxima, mas ninguém sabe ao certo o que rola lá dentro.

A simpática parte da área dedicada aos turistas. Ela fica, definitivamente, no meio do nada.

A simpática parte da área dedicada aos turistas. Ela fica, definitivamente, no meio do nada. (Reprodução/Reprodução)

Lembra quando falamos que alguns moradores que viviam nas proximidades, que nem são tão próximas assim, processaram o governo pelo local? Essas pessoas alegaram estar sendo afetadas pela radiação emanada da área, consequência do lixo tóxico existente lá. Realmente, há alguns avisos de “cuidado, radiação” no arredores da lugar. Estariam sendo feitos na base também experimentos nucleares? Eis a questão…

E a história não para por aí! Em 1947, o caso mais famoso de ufologia foi registrado nos Estados Unidos, oito anos antes da criação da Área 51. Conhecido como “Incidente em Roswell”, destroços de um provável acidente aéreo foram encontrados na região do Novo México. Depois de muitas investigações, chegaram à conclusão de que os itens coletados deveriam pertencer a naves extraterrestres, pois eram diferentes demais de tudo o que já tinham visto. Na sequência, moradores relataram ter notado movimentos suspeitos no céu. Tudo ainda é muito misterioso e sem grandes confirmações, mas dizem que, além dos destroços, a Força Aérea americana teria encontrado corpos de ETs, e tudo teria sido encaminhado para a Área 51. Mas o governo não disse que a base foi criada em 1955? Exatamente! Fica aí mais um dado para te deixar com a pulga atrás da orelha.

Vale lembrar que Robert Lazar, um cidadão americano que assegurou ser um ex-funcionário do exército, veio a público nos anos 80 dizer que trabalhava dentro de uma base secreta, que seria a Área 51, e que seu trabalho era analisar e recriar naves alienígenas, aumentando as suspeitas de que o local é uma base de experimentos ufológicos e um ímã de aliens. É por isso que um monte de pessoas está usando imagens de ETs para participar do meme.

Miley Cyrus postou essa foto vestida de ET com Selena Gomez para entrar na onda do viral.

Miley Cyrus postou essa foto vestida de ET com Selena Gomez para entrar na onda do viral. (Christopher Morris/Corbis e Reprodução/Getty Images)

Hoje, o centro da Área 51 permanece secreta, mas os arredores da região viraram um polo turístico que atrai curiosos e, é claro, apaixonados por ufologia. O que acontece dentro da base? Isso ainda é segredo. Nem chegar perto dela é possível, já que, em determinado momento, você é abordada por militares que garantem que podem atirar caso insista em tentar uma aproximação. E a Força Aérea dos EUA também afirma que, caso a invasão saia do mundo virtual e ganhe o real, está pronta para proteger o local sigiloso: “Nós desencorajamos qualquer um a tentar entrar na área onde treinamos as forças armadas americanas. A Força Aérea dos EUA sempre está pronta para proteger os EUA e seus ativos“.

Aguenta uma última curiosidade? Ufa, sim, é muita informação, mas vamos lá. O governo americano diz que, quando a base foi criada, supostamente nos anos 50, os primeiros testes lá feitos foram com um avião espião denominado Lockheed U-2. Quem sabia sobre o projeto precisava permanecer calado, mesmo que algumas pessoas estivessem alegando estar vendo OVNIs no céu. Seriam apenas os U-2 sendo testados? Uma coisa é certa: aquela famosa banda irlandesa formada nos anos 70 realmente curtiu essa história/ideia! 😉

Faça sua aposta! Seria a Área 51 realmente um local de estudos de OVNIs ou essa teoria toda da conspiração foi criada apenas para desviar a atenção de algo ainda maior, mais suspeito ou ainda, se preferir, “sujo”?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s