Como funciona o Sisu e o processo de seleção para a universidade

Tire suas dúvidas sobre a primeira chamada do Sisu 2018, que começa na próxima terça-feira, dia 23.

Promoção CAPRICHO Volta às Aulas 2018

 (Divulgação/CAPRICHO)

Neste ano, as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acontecem de 23 a 26 de janeiro. Elas foram adiantadas visto que os resultados do Enem 2017 já foram disponibilizados – e você só consegue se candidatar a uma vaga em alguma universidade brasileira se tiver prestado o último Exame Nacional do Ensino Médio.

 (iStock/Steve Debenport/Reprodução)

Mas não é que você pode tentar uma vaga em qualquer curso de qualquer universidade do Brasil, viu? O Sisu oferece uma lista de graduações e instituições participantes, além de notas de corte que determinam se você pode ou não se candidatar. Pode parecer complexo, mas, na prática, é bem simples. A CAPRICHO preparou este manual para você tirar todas as suas dúvidas sobre o 1º processo seletivo de 2018 do Sisu.

1. Como faço a inscrição?
Entre no site sisu.mec.gov.br e faça o login no sistema usando seu número de inscrição e sua senha do Enem 2017.

2. Para quantos cursos posso me inscrever?
Depende da nota do Enem 2017. Se o seu resultado possibilitar que você tente a sorte em mais de um curso e em mais de uma universidade, você pode se inscrever em até duas graduações. Lembrando que o sistema vai entender que a sua primeira opção é sempre prioridade.

3. Como calcular as notas de corte?
Ao fazer o login no sistema, ele automaticamente indica para quais cursos e universidade sua nota final do Enem 2017 dá acesso. Daí, é só escolher entre as opções disponíveis.

4. Qualquer pessoa que fez o Enem 2017 pode se inscrever?
Não. O candidato não deve ter zerado a redação nem ser considerado treineiro. Ou seja, ele não pode estar cursando o último ano do ensino médio em 2018. Bolsista do ProUni podem se inscrever sem nenhuma ressalta no Sisu, que também adota a Lei de Cotas.

5. Como vou saber se consegui uma vaga?
No dia 29 de janeiro, a primeira chamada sai no site do Sisu. Caso você tenha sido aprovada, tem entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro para fazer a matrícula. Mas existe uma lista de espera, que você pode demonstrar interesse caso não tenha sido convocada na primeira tentativa. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, você pode demonstrar interesse e esperar para a próxima chamada, disponível no site no dia 9 de fevereiro.

6. Quantas universidades estão cadastradas?
São mais de 200 mil vagas em um total de 130 instituições espalhadas pelo Brasil, sendo 30 delas estaduais e as outras 100, federais. Você pode checar a lista completa de instituições cadastradas no Sisu 2018 clicando aqui.

Existe um site que simula suas chances de ingressar em uma universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada. Para fazer o teste, basta entrar no site do Simulador Sisu 2018 e inserir alguns dados, como sua nota do Enem 2017 e o curso que gostaria de fazer.

Boa sorte! o/

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s