Atriz trans é impedida de receber prêmio e culpa leis chilenas

'O tempo está passando e nós continuamos esperando', lamentou Daniela Vega.

No último domingo, 4, Daniela Veiga se tornou a primeira atriz transexual a apresentar um Oscar. A data foi comemorada pela chilena, estrela do filme Uma Mulher Fantástica, que, na mesma noite, ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Alguns dias depois, porém, uma notícia transformou a semana da artista: Daniela foi impedida de receber uma homenagem no Chile por ser uma mulher trans.

 (Reprodução/Reprodução)

Dani receberia o título de cidadã ilustre de Ñuñoa, um distrito de Santiago, mas a ação não foi autorizada pelo prefeito local. “A quem entregaríamos o prêmio? Se temos a identidade de um homem, não podemos entregá-lo a uma mulher“, justificou o político.

No país da América do Sul ainda é bastante difícil que pessoas transexuais e transgêneros consigam alterar oficialmente e legalmente seus nomes de batismo. Ou seja, os dados nos documentos de Daniela não condizem com sua identidade de gênero e nome social. “Minha identidade possui um nome que não é meu porque o país onde nasci não me dá outra possibilidade. O tempo está passando e nós continuamos esperando“, questionou a atriz após conversar com Michelle Bachelet, Presidente do Chile.

 (Reprodução/Reprodução)

Dani deixou claro que o conservadorismo e o atraso chileno foram os culpados por ela ser impedida de receber a homenagem. No Chile, em 2016, foi aprovada a Lei de Identidade de Gênero, que permite que pessoas trans retifiquem seus dados por meio de ~um procedimento simples~ no Registro Civil. Na prática, não é isso o que acontece. Daniela Veiga é um exemplo entre tantos de como o processo pode ser desgastante e injusto.

Recentemente, o Brasil aprovou que pessoas transexuais e transgêneros conseguissem alterar o nome biológico e o gênero dos documentos indo apenas ao cartório.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s