Asteroide pode se chocar com a Terra, mas, ~infelizmente~, não tão já

Está circulando na internet a notícia de que um tal asteroide potencialmente perigoso pode se chocar com o nosso planeta, mas as coisas não são bem assim...

Nas últimas semanas, você pode ter se deparado com a notícia de que um asteroide está “caminhando” em direção à Terra. Ela é verdadeira, mas um tanto quanto exagerada. Pelos títulos, parece que o corpo rochoso está prestes a colidir com nosso planeta – e uma galera ficou realmente empolgada com a informação! -, mas não é bem assim.

Oi, Bennu!

Oi, Bennu! (Reprodução/Reprodução)

Bennu é um asteroide que foi descoberto em 1999 e, desde então, foi alvo de algumas pesquisas. Em 2016, por exemplo, uma sonda foi lançada cujo alvo é justamente o pequeno Bennu, que só é pequeno para os padrões astronômicos. Um estudo revelou que o asteroide é maior que o Empire State Building, aquele prédio em Nova York com 102 andares!

Em 2023, existe a previsão de que essa sonda retorne com algum tipo de material que vá permitir uma análise mais aprofundada do corpo. Ou seja, temos, pelo menos, quatro anos de respiro… Pelo menos, porque, na realidade, a previsão é de que o Bennu possa colidir com a Terra entre 2135 e 2017. Isso mesmo, estamos falando de um espaço de, no mínimo, 116 anos! E a chance de isso acontecer é de uma em 2.700.

O que aconteceu, e causou esse alvoroço todo, é que o corpo rochoso se aproximou um bocadinho mais do nosso planeta em dezembro. Além disso, o Bennu é importante porque pode ajudar os cientistas a solucionar um dos maiores dilemas científicos da sociedade: de onde nós viemos?

Na última quarta-feira, 8, a NASA divulgou uma nova imagem do Bennu:

E essa é uma imagem do lado Norte do asteroide, que mostra a distribuição rochosa do corpo:

Muito interessante isso tudo, né? Mas, felizmente, ou não, essa colisão não acontecerá tão cedo. As chances são, na verdade, de que ela nunca aconteça. Mas até 2135 a gente conversa mais… ;P

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s