10 principais temas de redação que podem ser cobrados no Enem este ano

Conversamos com uma professora de língua portuguesa e produção textual para te dar algumas dicas!

O Enem 2019 acontece nos dias 3 e 10 de novembro e não é novidade para ninguém que a redação é a parte do exame que vale mais: mil pontos no total! Além de estar com o formato exigido na ponta da língua, o dissertativo-argumentativo, é importante estudar algumas atualidades que podem ser cobradas pela banca examinadora. Dessa forma, fica mais fácil redigir sua argumentação e sua tese, apresentando uma solução ao problema abordado.

 (Westend61/Getty Images)

Para te ajudar nessa missão, a Tatiana Nunes Camara, professora de língua portuguesa e produção textual do Colégio Mopi, listou alguns assuntos que podem ser a proposta de redação do Enem este ano:

1. Crise hídrica e escassez de água
Segundo a professora, é importante que o candidato saiba falar sobre as causas e consequências da crise no Brasil, e abordar a importância da água, apresentando na tese uma intervenção para diminuir o desperdício no planeta.

2. Aquecimento global
Além de abordar o crescimento do aquecimento global, suas principais causas e consequências, é essencial apresentar soluções relevantes e práticas para o problema, que podem ajudar a reverter o caso no Brasil e no mundo. Citar exemplos que contribuem com o aquecimento da Terra também é válido.

3. Consumo e sustentabilidade
Para Tatiana Nunes, é fundamental mostrar o bom uso das matérias-primas, evitando excessos e desperdícios. Como a moda pode ser mais sustentável, por exemplo? Como é possível reduzir a quantidade de lixo plástico no Brasil e no mundo?

4. Bullying nas escolas
“Esse tema é sempre uma ‘excelente pedida’, pois, infelizmente, é uma realidade que crianças e adolescentes enfrentam em seus colégios e grupos de amigos”, lamenta a professora. Aqui, o candidato pode explicar o que é bullying, mostrar como ele pode afetar a vida de uma criança/um jovem e apontar uma sugestão de combatê-lo na tese, ao final do texto.

5. Maus tratos aos animais
“Sobre esse tema, é possível apontar diversos exemplos graves de agressões aos animais em território brasileiro e a necessidade de medidas de proteção em relação aos animais domésticos e selvagens mais eficazes e punições rígidas”, garante Tatiana. Para ela, mostrar que tem conhecimento sobre a lei constitucional de 1998, que prevê punição àqueles que maltratarem os bichos, é um bônus. Sem falar na Declaração dos Direitos dos Animais!

Consumo sustentável e produção de lixo plástico pode ser um dos temas propostos

Consumo sustentável e produção de lixo plástico pode ser um dos temas propostos (Rosley Majid/EyeEm/Getty Images)

6. Preconceito linguístico
Esse tema é interessante, porque traz à tona uma discussão importante no Brasil, que é a existência de diversos “falares” que não podem, de maneira alguma, serem colocados em patamares superiores ou inferiores. Também dá para apontar a diversidade linguística do nosso país.

7. Esportes no Brasil como forma de inclusão social
“Quando juntamos esportes e inclusão, passamos a ter uma visão de que o esporte faz com que crianças e jovens mais necessitados, por meio de uma prática muito saudável e recomendada, possam ter uma oportunidade na vida e, como isso, transformar sonhos em realidade”, dá a dica Tatiana.

8. Combate às doenças epidêmicas no Brasil
Com a crise do Sarampo estampando as capas dos principais noticiários em 2019, esse pode ser um tema e tanto a ser exigido! Vale lembrar que muitas dessas doenças epidêmicas estão voltando após terem sido erradicadas e outras, se proliferando por mosquitos, facilitando a transmissão. “Aqui, também se pode, na proposta de intervenção, por exemplo, falar sobre a questão das vacinas e na postura de muitos brasileiros em relação a elas. Muito polêmico”, aponta a professora de português.

9. Obesidade infantil
No Brasil, o número de crianças obesas já superou as marcas de outros países, e a má alimentação é um dos principais fatores de risco. Como os pais estão alimentando seus filhos? A gente é o que a gente come? Os industrializados estão acabando como nossa saúde?

10. Expectativa de vida do brasileiro
“Esse é um tema relativamente pouco falado, contudo pesquisas atuais apontam que, no Brasil, as pessoas estão vivendo mais. Aqui, nesse tema, é interessante explorar questões relacionadas à qualidade de vida nas diferentes regiões do Brasil e o bem-estar da população em geral.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s