Continua após publicidade

Você já foi o ‘vínculo fantasma’ de alguém? Faça o teste e descubra

O vínculo fantasma é um pouco diferente do ghosting, viu? Responda as perguntas e entenda se você já viveu essa experiência

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h41 - Publicado em 18 jun 2024, 15h00
V

ocê já teve um vínculo fantasma? O termo, cunhado pela psicóloga Tatiana Paranaguá, explica situações em que uma pessoa corta contato sem explicações e de forma repentina com alguém com quem nutria um relacionamento sólido, e até  planos para o futuro.

O fenômeno pode parecer muito com o ghosting, mas, na verdade, para a psicóloga, é mais sério e grave. A grande diferença é que, enquanto o ghosting é mais presente no âmbito das redes e o sumiço se refere, em especial, a parar de trocar mensagens ou de interação virtual, o vínculo fantasma acontece em uma relação que se estabelece fisicamente e que aparentava ser séria e comprometida.

Outra diferença é que as consequências para as vítimas do vínculo fantasma são mais acentuadas e graves, podendo levar a pessoa a desenvolver problemas de confiança, a ficar deprimida e, em alguns casos, se tornar um fantasma para as outras pessoas – justamente pela confiança que a pessoa tinha no outro. Tatiana deu um exemplo em seu livro “Vínculo fantasma: Os relacionamentos voláteis da atualidade” (R$ 40,33)* de um casal que já estava saindo há determinado tempo, tinha conhecido a família um do outro e estavam com viagem marcada quando, de repente, o outro sumiu, não quis conversar e encerrou a relação.

E você, será que já teve um vínculo fantasma, ou será que já foi um vínculo fantasma? No teste abaixo, reunimos algumas perguntas que podem te fazer pensar sobre suas relações e entender se já teve essa experiência. Descubra abaixo!

 

Continua após a publicidade

E aí, você já foi o vínculo fantasma de uma pessoa?

*Preços consultados em 18 de junho de 2024. Sujeitos a alterações. As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade