Continua após publicidade

Rayssa Leal conquista a prata no Mundial de Skate Street 2023 em Tóquio

A fadinha foi ultrapassada apenas pela japonesa Yumeka Odo. O Mundial faz parte da primeira fase de classificação para a Olimpíada de Paris

Por Da Redação 17 dez 2023, 12h58

Rayssa Leal conquistou o vice-campeonato no Mundial de skate street, disputado em Tóquio, Japão, na madrugada deste domingo (17). A nossa fadinha de 15 anos subiu ao pódio para receber a prata ao lado das japonesas Yumeka Odo, que levou o ouro, e Momiji Nishiya (bronze).

A competição foi emocionante do começo ao o fim, viu? Com duas melhores voltas, de 45 segundos cada, e duas manobras mais bem avaliadas em cinco tentativas, Rayssa obteve 261.90 na somatória dos pontos. Em uma das manobras, a atleta recebeu 90.91 de nota, pressionando a sua principal adversária, Yumeka. Só que a  japonesa conseguiu um 94.80 na reta final, ultrapassando a brasileira e garantindo o ouro.

Rayssa foi a única brasileira a se classificar para a final, após Pâmela Rosa ter ficado em 15º lugar durante a semifinal, que aconteceu no sábado (16), e ter que se despedir da competição. Dos homens, o paulista Gabryel Aguilar, de 24 anos, foi o brasileiro que chegou mais longe na disputa, mas foi eliminado na semifinal também. No pódio masculino, Sora Shirai ficou com o tão sonhado outo, Kairi Netsuke com a prata e Yuto Horigome levou o bronze.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by World Skate Skateboarding (@worldskatesb)

Rumo a Paris 2024!

O Mundial em Tóquio faz parte da primeira fase de classificação à Olimpíada de Paris, na França. Em março de 2024, acontecerá a última competição desta fase em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os 44 primeiros do ranking avançam à próxima fase, sendo o máximo seis skatistas por país em cada gênero. Os atletas terão mais duas etapas para somar pontos: em maio em Xangai, na China, e depois irão para Budapeste, na Hungria, em junho.

O skate street em Paris será composto por 44 atletas (22 no masculino e 22 no feminino). Cada país pode classificar, no máximo, três skatistas no masculino e três no feminino. Entre as mulheres brasileiras, Rayssa é a mais bem colocada no segundo lugar, seguida de Pâmela Rosa, que é a sétima, e Gabi Mazetto (11ª).

Publicidade