Para combater ‘sextorsão’, Meta testa recurso de proteção contra nudez

Empresa do Facebook e Instagram busca reforçar a segurança dos jovens na plataforma contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas.

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h58 - Publicado em 12 abr 2024, 06h00
Continua após publicidade

Casos de ‘sextorsão’ são mais recorrentes entre a nossa galera do que pensamos. Acontece que boa parte das vítimas não denunciam por medo, vergonha ou culpa. A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, está testando novos recursos para ajudar a proteger os jovens contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas.

De acordo com a plataforma, em breve, um novo recurso de proteção contra nudez será ativado, por padrão, para jovens menores de 18 anos. Quando alguém receber uma imagem que contenha nudez, ela será automaticamente desfocada. Uma tela de aviso aparecerá para alertar a nudez e perguntar ao usuário se ele realmente deseja ver a imagem ou não. Em seguida, é possível bloquear o remetente e denunciar a conversa.

Quem estiver enviando o nude também receberá uma mensagem antes alertando sobre os perigos da ação e incentivando as pessoas a pensarem duas vezes. Afinal, a outra pessoa pode  tirar prints ou encaminhar imagens sem o seu conhecimento. Se é um contatinho virtual, ele pode estar se passando por alguém que não é nas redes sociais. Até quando você estiver em um relacionamento, vale ter em mente que a relação pode mudar no futuro e as imagens podem ficar salvas.

Recentemente, mostramos aqui na CAPRICHO que a Meta passou a adotar configurações mais rígidas de mensagens para adolescentes em seus aplicativos. Sabe quando aqueles perfis que você nunca viu na vida tentam contato pelo Instagram? Agora, jovens só poderão receber mensagens ou ser incluídos em conversas em grupo por pessoas que já sigam ou que estejam conectados.

Continua após a publicidade

Sim, galera, todo cuidado é pouco na internet, viu?

O que é sextorsão?

Sextorsão é um crime virtual no qual o agressor chantageia e ameaça a vítima normalmente em troca de dinheiro – mas pode ser por vingança ou humilhação. Geralmente, o criminoso tem acesso a conteúdos íntimos da pessoa, que são usados como moeda de troca. “Se você não fizer o que eu estou mandando, vou enviar isso para todo mundo”.

Se você estiver passando por isso, saiba que não precisa lidar com essa dor sozinha. Ter a confiança quebrada e estar sob ameaça é assustador, mas é muito importante que você peça ajuda o quanto antes. Além disso, a sua história pode ajudar outras pessoas que estejam na mesma situação.

Publicidade