O que você não pode esquecer na hora de votar no 2º turno

Pode levar o celular? Devo ir com adesivo do candidato? Para quais cargos vou votar?

Por Andréa Martinelli Atualizado em 30 out 2024, 15h25 - Publicado em 30 out 2022, 12h42
ch na eleição
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam neste domingo (30) o segundo turno da eleição presidencial. E nós, eleitores, vamos voltar às urnas para eleger também governadores em 12 estados pelo país, viu?

Se essa for a sua primeira eleição, a gente só consegue imaginar o frio na barriga, mas, calma, a gente vai ajudar você dando o passo a passo de tudo o que você precisa para este segundo turno, viu?

A primeira coisa é: se você não votou no dia 2 de outubro, você pode votar no segundo. A gente sabe que a nossa galera está super engajada, então bora deixar tudo pronto para hoje?

Com base principalmente em materiais informativos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a CAPRICHO responde abaixo a perguntas em alta no Google sobre as eleições.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Continua após a publicidade

Qual é o horário da votação?

A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. – Caso você more em algum município que possui um fusos horário diferente, terá de se adequar ao horário da capital federal. Por isso, fique de olho!

Em quantos candidatos temos que votar?

No 2º turno, alguns estados vão votar em governador (em que alguns estados ainda terão segundo turno para este cargo) e presidente da República.

Pode levar celular para votar?

Pode, mas ele não poderá entrar na cabine com você. A gente sabe que esse é um momento super importante, e muita gente está votando pela primeira vez – o que é incrível. Mas não se esqueça que, na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou de filmagem ou de qualquer outro equipamento que viole o sigilo do voto

TikTok bom é TikTok feito na hora certa: antes e depois de votar, tá bem? Você terá que deixar o seu celular com o mesário responsável na hora de entrar na cabine.

Continua após a publicidade

Pode levar cola para votar?

Sim, e deve. O próprio TSE estimula que os eleitores levem junto consigo para a urna uma colinha eleitoral com os números de seus candidatos. O site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, ligado ao tribunal, permite consultar antecipadamente todos os candidatos e seus números por região, viu?

Ah, e não menos importante: o TSE criou também um simulador de votação, em que se pode mexer em uma urna digital – e isso é muito legal. Nela, é possível “votar” na ordem em que os cargos aparecerão na urna para votação no primeiro turno. Anote aí, a ordem é: governador (em que alguns estados ainda terão segundo turno para este cargo) e presidente

Inclusive, nós da CAPRICHO desenvolvemos uma especial para ir com você às urnas. Baixe aqui.

Pode levar o e-Título para votar?

Pode e deve. A primeira coisa que os mesários – isto é, os responsáveis pela sessão eleitoral em que você vota – vão pedir de você é a sua identificação. Aqui, você tem muitas opções, mas é essencial que o seu documento tenha foto

Continua após a publicidade

São aceitos: 

    • e-Título, o título de eleitor em meio digital (mas se ele estiver sem foto e você não tiver feito a biometria, você precisa apresentar um documento com foto junto, ok?)
    • Carteira de identidade, o famoso “RG”
    • Identidade social
    • Passaporte
    • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei (por exemplo, é comum os advogados apresentarem a carteirinha da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil)
    • Certificado de reservista
    • Carteira de trabalho 
    • Carteira nacional de habilitação

Ou seja, você não é obrigada a apresentar o seu título de eleitor físico para votar.

Continua após a publicidade

Se eu não votei no 1º turno, posso votar no segundo?

Caso você não tenha votado no primeiro turno e ainda não tenha justificado sua ausência, não tem problema. Você ainda pode votar no segundo turno, ok? Só não se esqueça de justificar a ausência do primeiro dentro do prazo de 60 dias – o mesmo vale caso você não vote no segundo turno.

Pode ir com adesivo do candidato na hora de votar?

No dia da votação, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Ou seja: bottons, adesivos, camisetas e itens semelhantes à esses podem ser usados pelos eleitores.

Publicidade