Continua após publicidade

STF autoriza volta do X/Twitter no Brasil após pagamento de multa

Atividades da rede social estavam suspensas no Brasil desde o final de agosto.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 15h16 - Publicado em 8 out 2024, 18h14
N

ão, você não leu errado. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira (8) que a rede social X volte a funcionar no Brasil. Isso porque a empresa comunicou à Suprema Corte que pagou todas as multas aplicadas à plataforma pelo descumprimento de decisões judiciais e da legislação brasileira. 

“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do x Brasil internet ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, escreveu o ministro na decisão. Você pode ler a íntegra do documento no site do STF.

Mas, acalme-se, você que está sentindo falta do X/Twitter. A rede social não voltará ao ar de forma imediata, ok? Agora a Anatel ainda precisa fazer todos os procedimentos burocráticos para a liberação do acesso com todas as operadoras de internet e telefonia aqui no nosso país.

Continua após a publicidade

Segundo a rede social, foram quitados os cerca de R$ 28,6 milhões de débitos em multas aplicadas pela Corte. Esta era a última exigência para que a plataforma volte a ser liberada por aqui.

Desde que o X, antigo Twitter, deixou de funcionar, aconteceu de tudo um pouco. Aqui na CAPRICHO a gente te mostrou como uma parte das pessoas migraram para o BlueSky e outra segue ainda saudosa da plataforma. Você pode ler tudo sobre isso aqui.

Elon Musk deveria indicar um representante legal no Brasil, bloquear perfis de investigados no STF e pagar multas por descumprimento de ações judiciais quando a rede ainda estava ativa no Brasil.

Publicidade