Continua após publicidade

Golpista é apelidado de ‘Anna Delvey de Campo Grande’ no TikTok

João VS aparece viajando e usando roupas de grife, mas está sendo acusado de se passar por herdeiro. A gente te explica

Por Bruna Nunes 19 ago 2023, 14h58

João Victor Penha da Silva, apelidado de “Anna Delvey de Campo Grande” – lembra da série da Netflix sobre a história real da garota que enganou todo mundo com uma identidade falsa? – levou um “exposed” nas redes sociais e chocou todo mundo. O motivo? Vítimas de um suposto golpe alegam que ele fingiu ser filho de um sheik rico e simplesmente acessou vários ambientes e artigos de luxo.

Mas, vamos lá, a gente te explica: nas redes sociais, ele é conhecido como @mrjoaovs, publica diversos conteúdos sobre moda e ostenta peças de grifes. O influenciador, que vivia em um bairro da zona oeste no Rio de Janeiro, além de ser acusado de viver uma vida falsa, foi acusado de usar acessórios de outras pessoas e dizer ser um stylist para cobrar cerca de 10 mil reais das vítimas, quando na verdade, só usava como desculpa para roubá-las.

Depois de ser exposto em uma conta no tiktok e um Tweet viral, o influencer apareceu para se justificar (alô, você ainda está aí do outro lado da telinha? Continua com a gente, que lá vem história).

@mrjoaovs🙏🏻♬ thanks for using my sound – ☆

Qual é o golpe? 

João dizia que tinha muitos contatos no mundo da moda, oferecia um trabalho de stylist e prometia levar suas clientes para os eventos mais badalados desse universo. Ele sempre ostentou roupas, restaurantes e viagens caríssimas, como se vivesse em “Gossip Girl”.

Acontece que, aparentemente, as peças de luxo que ele aparecia usando eram de seus clientes enganados, que pagaram suas passagens para viajar, a maior parte de seus vídeos eram de outras contas, e o dinheiro para suas ostentações era tirado de pagamentos por serviços que ele não realizou.

Continua após a publicidade

Então, além de ir viajar às custas dessas pessoas, tirava fotos fingindo que os bens materiais eram seus. As acusações também alegam que os eventos que ele participou (de marcas exclusivas como Cartier), não foram por convite, e sim porque ele se infiltrou.

O que dizem as vítimas? 

Não é a primeira vez que o jovem sofre um exposed na redes sociais. Durante essa confusão toda, resgataram um desabafo da Becca (@yedamvr) lá de 2020, em que ela conta que foi perseguida por um garoto durante 4 anos.

Em seu relato, mostra que João se aproximou dela fingindo viver uma outra vida e mesmo depois dela descobrir e tentar ajudar, ele ainda tentava manter uma falsa imagem. Na época, ele publicou fotos em lojas de departamento fingindo ser sua casa, editou seu rosto nas fotos, e a amizade que dizia sentir por Becca virou uma certa obsessão a ponto dele se aproximar de sua família e amigos.


Anos depois, nesta sexta-feira (18), uma thread do Twitter/X viralizou por expor João e apelidá-lo de “Anna Delvey de Campo Grande” (uma referência a história da impostora que inspirou a série “inventando Anna”.) A postagem reúne provas de que suas postagens eram falsas, relatos de pessoas que sofreram com golpes e também uma explicação de onde esse jovem surgiu. 

Continua após a publicidade

A influenciadora Mariane Esper contou que conheceu o João na internet, se aproximou e chegou a bancar uma viagem para Paris, pois o contratou para produzir os conteúdos lá e ele prometeu levá-la para alta costura da balenciaga e tudo que tinha direito. Ela disse que a viagem aconteceu, que ele realmente a levou para os lugares prometidos, mas que ele foi viajar sem nenhuma grana, além de brigarem feio em diversos momentos, pois ele “surtava”. 

“Quando cheguei no Brasil eu falei ‘meu, preciso me afastar, o cara é louco’, porque eu via né? Ele chegou a me contar da história inteira, o que ele fez pra chegar onde está, comentou até de assistir aquela série ‘inventando Ana’”, detalhou Mariane, que ainda disse que seu cartão foi clonado após a viagem e que agora entende tudo que aconteceu. A influenciadora não deixou o vídeo em sua conta oficial. 

@exposedjoaovs Respondendo a @exposedjoaovs exposed joaotyy ( joaovs – mrjoaovs ) part 2 fim. #mrjoaovs #joaohellcat #joaovs #golpista #joaotyy #scammer ♬ som original – exposedjoaovs

Também no tiktok, a @cleozinhas contou que caiu na promessa do João para conseguir ir na fashion week de Nova York. Em seu relato, a jovem disse que, para ela, o Influencer contou que tinha vindo de uma condição humilde, mas que pessoas o ajudaram e agora ele era um stylist renomado do mercado. Por ser uma jovem apaixonada por moda, quando ele propôs que a levaria ao evento [NYFW], ela bancou sua passagem. 

Cleo percebeu que a história estava estranha, quando a viagem estava próxima e ele disse que sua mãe estava com câncer. Dias depois, falou que havia sumido pois sua mãe tinha falecido.

Continua após a publicidade

“Eu me sensibilizei pois já perdi meu pai e havia contado isso pra ele. Perguntei se ele queria adiar a viagem e ele disse que não, pois era muito profissional…chegando aqui, parecia que nada tinha acontecido… mas minha ficha caiu quando vi ele mentindo para uma vendedora de uma Birkin (marca muito renomada de bolsas), falando que a mãe dele era muito rica e ia bancar uma bolsa para ele… lá, ele me fazia de assistente, pedia pra eu ficar tirando fotos dele”, relatou em vídeo. 

@cleozinhas #exposed #golpe #joaovs #joaotyy ♬ som original – Cleo

No tiktok, o perfil @exposedjoaovs já reúne vários  relatos de golpe e provas de que o conteúdo de João é falso.


 

Além disso, também provaram que o influenciador estava usando fotos de homens aleatórios para dizer que era seu pai.

 

 

O outro lado

Na madrugada deste sábado (19), João apareceu em vídeos do tiktok se defendendo. Em um confuso posicionamento, o influenciador colocou fotos das suas clientes nos eventos, alegando que cumpriu, sim, com o combinado. Além disso, disse que não precisava roubar ninguém, pois estaria preso se tivesse cometido tais crimes. Ele garante que vai aos eventos como convidado e que todos os luxos são seus, pois juntou muito dinheiro e luta todos os dias para estar onde está. 

@mrjoaovsA verdade ❤️♬ som original – JVS

Porém, o influencer excluiu sua conta no Instagram e até o momento, não respondeu diretamente às histórias sobre sua família, nem sobre as postagens e montagens com imagens falsas. A postura do tiktoker levantou ainda mais suspeitas, pois enquanto as vítimas divulgaram provas explícitas, João anexou apenas algumas fotos coringas em sua justificativa.

Onde será que isso vai dar, hein?

Publicidade