“Elas na direção”: projeto ajuda mulheres a tirarem habilitação de graça
A iniciativa do Instituto Plano de Menina visa possibilitar que mais garotas tenham a chance de assumir o volante. As inscrições vão até dia 27 de agosto
Dos mais de 2 milhões de habilitados que têm medo de dirigir, 80% são mulheres, aponta pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet). O número, infelizmente, reflete esteriótipos e preconceitos reforçados ao longo dos anos sobre mulheres dirigirem. Muitas vezes, a questão financeira também é outro fator que afasta meninas de tirarem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), quando completam 18 anos. Afinal, o processo da auto escola e da prova não é barato, né?
Nesse cenário, o Instituto Plano de Menina, com apoio da Chevrolet, criou uma vaquinha para que centenas de garotas tenham a oportunidade de tirar a sua primeira habilitação de forma totalmente gratuita. Saber dirigir pode abrir portas no mercado de trabalho ou outras formas de renda que conseguiriam com a habilitação, além de promover um sensação ótima de independência.
As inscrições vão até o dia 27 de junho. A seguir, te contamos mais sobre a iniciativa!
Quem pode participar
A iniciativa é destinada exclusivamente a mulheres (cis, trans e travesti), que tenham mais de 18 anos e ainda não possuam a carteira de habilitação (CNH). Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro exige que pessoa saiba escrever (não importa o grau de escolaridade) e esteja apta a comprovar endereço, com conta de luz, telefone ou gás, com validade no últimos três meses.
Como se inscrever
A inscrição é feita a partir do formulário presente neste link aqui. Nele, as candidatas deverão preencher algumas informações pessoais e depois responder “por que quer tanto tirar a primeira habilitação e como estar na direção pode ajudar a mudar sua vida ou da sua família”.
“Caso o número de inscrições seja maior do que as CNHs disponíveis, o PLANO DE MENINA fará a seleção com base nas histórias de cada candidata, contemplando aquelas que terão maior impacto pessoal e/ou profissional ao obter a habilitação, cuja seleção será apreciada por um Comitê interno do Instituto”, explica o edital do programa.
Quem quiser doar qualquer quantia para a vaquinha, é só acessar o link.