Continua após publicidade

É hora da nossa galera tomar a vacina bivalente contra a Covid-19

Mas atenção: em SP, por exemplo, a imunização ocorrerá de forma escalonada; Cheque a disponibilidade da vacina no seu município

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 18h45 - Publicado em 25 abr 2023, 15h01

A vacina bivalente contra Covid-19 já está disponível para você, jovem, com mais de 18 anos, em todo o território nacional. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Ministério da Saúde. Mas ó, é importante checar antes se no seu município a vacinação já está disponível para a sua idade, viu?

Mas por que eu preciso tomar essa dose extra, CAPRICHO? Você pode estar se perguntando. Porque essa versão da vacina bivalente é uma atualização das primeiras doses que tomamos durante o início do programa de imunização contra covid-19 – ou seja, é mais um reforço necessário contra o coronavírus.

Vamos lembrar que, até março de 2023, o Brasil chegou a triste marca de 700 mil mortes por covid-19.

Cheque a disponibilidade no seu município

Mas ó galera, há um ponto de atenção aqui: no Estado de São Paulo, por exemplo, a imunização está acontecendo de forma escalonada. Ou seja, até o momento, o público mais jovem depende da disponibilidade e de estoque do município. Entre em contato com o postinho de saúde mais próximo.

“O que temos hoje em estoque, mais a quantidade já distribuída aos municípios anteriormente, é o suficiente para iniciarmos a imunização deste público, porém, é necessário que, o quanto antes, possamos receber uma nova remessa do Ministério para abastecer os municípios e seguirmos com a imunização para toda população”, disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, em nota divulgada à imprensa. 

A orientação é de que todas as pessoas que já foram vacinadas com ao menos duas doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer – e respeitando um intervalo de quatro meses da última dose -, poderão ir para um posto de vacinação.

Continua após a publicidade

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde, informou o Ministério da Saúde, em nota.

”É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, também em nota.

O programa atual de imunização da vacina bivalente faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde, lançado em fevereiro deste ano. Até o momento, 10 milhões de pessoas tomaram a dose extra de vacina bivalente.

Continua após a publicidade

 

Publicidade