Continua após publicidade

Campanha do chocolate Bis com Felipe Neto gera disputa política nas redes

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedem boicote ao produto. Enquanto opositores fazem piada (inclusive das críticas nas redes sociais)

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 18h13 - Publicado em 17 out 2023, 11h33

Não é novidade que o influenciador Felipe Neto e a base de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se estranham. Desta vez, bastou Neto ser anunciado como um dos profissionais patrocinados pela Lacta, em uma nova campanha do Bis, que um boicote foi iniciado nas redes sociais, assim como chegou até Brasília e se transformou em uma disputa política.

Foi essa discussão que dominou o X (antigo Twitter) ontem, segunda-feira (17), com a hashtag #BISNuncaMais. Nela, apoiadores do ex-mandatário promovem um “cancelamento” do influenciador, enquanto apoiadores de Neto e aliados do atual presidente Lula, brincam e fazem piada da situação.

 

Parece estranho, né? Quando iríamos imaginar que a relação entre um influenciador e uma marca de chocolates seria capaz de expor, novamente, a divisão entre os grupos de esquerda e de direita do país, mesmo que o assunto passe muito longe da política institucional.

Ou nem tão longe assim. Vale a pena lembrar: Felipe Neto já era um influenciador e tinha uma voz muito forte na internet quando, nos últimos anos, assumiu uma postura super crítica ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tanto que, nas eleições gerais de 2022, ele manifestou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A campanha que inclui Neto foi ao ar no último dia 10 e, desde então, comentários como “minha família não vai consumir este produto” e “como quebrar uma empresa em 3,2,1… BIS NUNCA MAIS!” pipocaram nas redes sociais dele e da marca. De modo geral, os perfis dos comentários vem de perfis de apoiadores de Bolsonaro ou contrários à posição política do empresário.

Continua após a publicidade

Isso sem mencionar os próprios políticos aliados. “Infelizmente, na minha casa também nunca mais entra o @BisOficial”, publicou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, nas redes sociais. “#BisNuncaMais”, reforçou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos políticos mais jovens a ocupar a câmara federal. Ele foi endossado também pelo irmão, Carlos Bolsonaro, que está em seu 6º mandato como vereador no Rio de Janeiro.

“Durante o governo @jairbolsonaro, Felipe Neto não deu trégua aos apoiadores do Bolsonaro, acusava-nos de crime de ódio e repetia: ‘sem anistia!’. Mesmo após as eleições continuou destilando seu ódio. Agora que viu as vendas do Bis despencarem, após virar garoto propaganda da marca, vem propor “paz”. O povo não gostou. #KitKat”, escreveu a deputada Bia Kicis (PL-DF).

Continua após a publicidade

E alguns deles defenderam, inclusive, trocar o Bis pelo KitKat. Mas alguns usuários pontuaram que a marca também promove os direitos das pessoas LGBT+, tema que foi combatido durante o governo de Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Do outro lado, algumas pessoas ficaram indignadas com o boicote à marca e disseram “os caras com tanto ódio do ‘bis’, como pode?”, “se já gostava de BIS antes, agora eu adoro”.

Em resposta aos comentários dos parlamentares da ala mais conservadora da câmara, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE), aliados do presidente Lula, gravaram um vídeo comendo Bis em apoio ao Felipe Neto.

“O Brasil pediu BIS de tudo o que o nosso país já teve de bom”, escreveu Randolfe, ao fazer um trocadilho com a reeleição de Lula em 2022 e o nome do chocolate.

Continua após a publicidade

O que diz a ‘dona’ do Bis sobre essa disputa toda?

Em posicionamento oficial, a Mondelez, empresa que é dona da Lacta e fabrica o Bis, “reforça que suas contratações de influenciadores estão relacionadas unicamente a sua relevância no universo gamer e de entretenimento, sem qualquer vínculo ou apoio político de qualquer natureza. Como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, a Mondelez reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões”.

A campanha da qual Neto faz parte foi divulgada em partes para anunciar o patrocínio da Bis a sua participação na CCXP deste ano (assista ao vídeo aqui).

Continua após a publicidade

A marca, além de juntar influenciadores referência neste universo, colocou Felipe Neto frente a frente com os meninos do PodPah, Mítico e Igão, para uma entrevista exclusiva e ainda vai lançar games arcades com estética dos anos 90 no evento.

Publicidade